Primeira Edição da Cavalgada do Grupo Amantes do Piseiro foi realizada no Povoado de Monte Pascoal.

Giro de Noticias - 16/02/2020 - 13:57


Foi realizada neste sábado dia 15 de fevereiro, a primeira edição da Cavalgada do Grupo Amantes do Piseiro. O evento iniciou-se a partir das 13h, com saída as 16h do Bar ideal, localizado no Centro do Distrito de Monte Pascoal, Município de Itabela.

Com um percurso de 4km, a cavalgada teve sorteio de brindes, além de participação do Cantor Guto dos teclados.

O evento que contou com uma grande participação de mulheres e crianças, vem ganhado força entre estes seguidores. Para os organizadores a cavalgada vem mantendo viva a história dos antigos tropeiros e ao mesmo tempo vivendo uma nova história de homens e mulheres que se dedicam aos esportes equestres.

 “E a gente não pode esquecer de acrescentar a tralha e roupas que eram usadas pelos antigos tropeiros. As pessoas quando se preparam para ir a uma cavalgada, usam ornamentos que relembram as traias e vestes, como chapéu, que fazem parte do dia a dia dos vaqueiros que muitos acordam as 5h da manhã para o trabalho do cano”. Comenta Alencar um dos apoiadores e locutor de cavalgadas.

“Quando você pensa em cavalgadas, em comitivas, você pensa em famílias, porque o troteiríssimo é passado de geração a geração como cultura”. A questão da fé também se destacava. De acordo com Alencar, os tropeiros eram homens de muita fé e tinham como santa de devoção Nossa Senhora Aparecida. “A gente tenta valorizar a cultura e o valor desse homem caipira, desse homem do campo. Infelizmente percebemos que toda essa riqueza está se distanciando da realidade da cidade, mas ainda há os que preservam essa tradição e as eternizam passando os costumes e os festejos para as gerações mais novas” finaliza Alencar.

Ainda segundo Alencar, além de manter viva uma tradição centenária, as cavalgadas proporcionam a amizade entre os participantes. O próximo evento do tipo será realizado no dia 13 de junho, dia em que a cidade de Itabela completa 31 anos de emancipação política. “A cavalgada de aniversário do município deve reunir 400 cavaleiros de Itabela e região, entre homens e mulheres de todas as idades, além do público que simpatizam com o esporte.

Para o organizador da Cavalgada, Val Brito, um dos proprietários do Porquê de Equiparavas Novo Visual, a cavalgada tem sua importância para despertar nos jovens e crianças uma nova modalidade esportiva que ajuda e muito na condução familiar. “Nosso objetivo é resgatar e não deixar a cultura sertaneja acabar. Conforme as cidades vão crescendo, essa tradição caipira vai sendo esquecida, infelizmente. Este tipo de esporte com cavalo, mim acompanha desde menino”, pontua Val brito,

A cavalgada foi puxada por uma carro e som e acompanhada por centenas de cavaleiros. No local houve a apresentação de três carro de som Paredão animando os presentes.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/