Segundo a sogra da vítima, Maria Andrade, ela estava dentro do carro, acompanhada do marido e coordenador de campanha, Felipe Andrade, quando foi surpreendida por uma dupla armada na BA-030, próximo à cidade de Aurelino Leal.
O ataque aconteceu enquanto a candidata e o marido voltavam após cumprirem uma agenda política em Jequié, no sudoeste do estado. Lá, Joanice havia se encontrado com o prefeito do município, Zenildo Brandão, conhecido como Zé Coca (Progressistas), e com o deputado estadual Hassan Iossef (Progressistas).
A Polícia Civil confirmou que o casal foi abordado por dois homens armados em uma motocicleta enquanto passava por um trecho da BA-030. Ao Aratu On, a sogra de Joanice detalhou que o ataque ocorreu por volta das 21h30 e que não houve “voz de assalto” – segundo ela, os homens encapuzados apenas dispararam contra o veículo.
Acervo pessoal
De acordo com o relato de Maria Andrade, o primeiro tiro foi direcionado a Felipe, que dirigia o carro, enquanto Joanice estava no banco do passageiro. Após o primeiro disparo, Felipe acelerou, mas os homens continuaram a perseguição e dispararam novamente, atingindo a porta traseira.
Os homens seguiram o casal por um tempo, mas, segundo Maria, eles desligaram os faróis, fazendo com que Joanice e Felipe os perdessem de vista. Ao perceberem que não estavam mais sendo perseguidos, pararam na fazenda de um conhecido, pediram ajuda e acionaram a Delegacia Territorial de Aurelino Leal para registrar o boletim ocorrência. Ninguém ficou ferido.