A reportagem do Giro de Notícias teve acesso a vídeos gravados por moradores da região aonde mostram um grande número de viaturas entrando nas áreas em conflito agrário provocados por grupos de supostos indígenas que tem intensificado invasões a pequenas, medias e grandes propriedades rurais consideradas produtivas nas regiões do Prado, Porto Seguro e em Itamaraju
Ainda era noite quando começou passar muitas viaturas entrando para essa região. Segundo uma informação, são policiais militar e federal. Segundo a polícia existem na região um grande número de pessoas com mandados de prisão em aberto.
O objetivo do deslocamento, conforme a apuração do Giro de Notícias, é cumprir mandado de prisão e de busca apreensão. Não sabemos ainda se será feitas as reintegraçoes de posse nas propriedades ainda ocupadas, que são vizinhas à terra indígenas
O clima tem ficado tenso na região do Prado, quando cerca de 80 indígenas ocuparam duas fazendas, Monte Alto e Alta Floresta, localizadas na zona rural de Prado (BA, vizinhas à Aldeia na região de Corumbau. Durante a invasão feita na fazenda Monte Altona semana passada, o grupo com cerca de 50 homens armados chegaram na propriedade de madrugada e agrediram violentamente os trabalhadores e expulsaram todos das terras.
No domingo um pequeno produtor rural, Atenois Santana Pinto, proprietário da propriedade Aruana, foi encontrado morto dentro de casa com mais de 20 tiros. Segundo moradores da região, ele foi perseguido e morto por um grupo de invasores ainda não identificados.
Ainda de acordo com a polícia, a região além das invasões de terras que gera conflito, vem sendo disputada por facções de tráfico de drogas e roubos. Com isso mortes acontecem constantemente, como dois homens indignas que foram mortos nos ultimos 15 dias. Um deles foi morto no domingo, 16/03, em frente a um campo e futebol por dois homens em uma moto e com os restos cobertos.
De acordo com um leitor do giro de notícias. ‘A operação da Polícia Militar e Federal é essencial para restaurar a segurança na região do Prado, Porto Seguro e Itamaraju. As invasões violentas ameaçam produtores rurais, resultando em agressões e até assassinatos. O apoio das forças de segurança combate criminosos e facções, garantindo ordem e justiça para os trabalhadores e moradores da zona rural”.
“Essa operação é fundamental para garantir a segurança dos produtores rurais e trabalhadores, que vivem sob ameaça constante. Além de combater invasores armados, a ação policial enfraquece facções criminosas que disputam território na região. Restaurar a ordem protege vidas, assegura o direito à propriedade e traz mais estabilidade para a zona rural, evitando novos conflitos”.
A reportagem está acompanhado o desenrolar da operação e a qualquer momento mais informações conforme as notícias forem sendo atualizadas.