Povo Pataxó bloqueia estrada em protesto contra prisão de quatro indígenas pela força Nacional nesta sexta-feira (4/7)

Giro de Noticias - 04/07/2025 - 17:41


Nesta sexta-feira (04/07/2025), moradores da Terra Indígena Pataxó de Barra Velha, no extremo sul da Bahia, realizaram uma manifestação contra a prisão de quatro indígenas pela força nacional e polícia federal. Os indígenas foram presos durante uma operação policial no território na manhã desta sexta.

Áudios e vídeos divulgados nas redes sociais pelos próprios indígenas, mostram estrada de acesso interditadas com madeiras para impedir a entrada e saída de veículos na aldeia de barra velha e outras aldeias da região.

A motivação que levaram as prisões dos quatros indignas ainda não foram divulgadas. Segundo um áudio gravado por um indígena, os detidos foram levados para a delegacia federal de Porto Seguro.  

Na operação desta sexta-feira dois foram identificados por Eriza que é a vice Cacique de Barra Velha e o índio Flavio conhecido por Jabá, que pessoas muito próximas do Cacique “Weligton Ribeiro de Oliveira”, ou “Cacique Suruí”, como é mais conhecido que também foi preso na última quarta-feira 02/07.

A operação desta sexta pode ter sido um desdobramento da operação da última quarta-feira (02/07) quando a Polícia Federal e a Força Nacional deteve quatro indígenas e apreendeu uma grande quantidade de munições e armas no Território Indígena de Barra Velha, em Porto Seguro.

Durante os trabalhos de investigação e manutenção da ordem e paz nas referidas localidades, as equipes da Polícia Federal e da Força Nacional, realizaram a interceptação e a prisão do Cacique “Weligton Ribeiro de Oliveira”, ou “Cacique Suruí”, e de outros três indígenas, sendo um deles identificado como “Ukitxuai Alves Vieira”, 19 anos, e outros dois adolescentes, um de 15 e outro de 16 anos, que estavam em um veículo modelo Toyota/Hilux, cor branca, placa não divulgadas, o qual foi interceptado pelas referidas forças policiais em uma estrada vicinal dentro da área territorial da Aldeia Barra Velha, que liga os municípios de Prado e Porto Seguro, na qual estavam de posse dos seguintes materiais bélicos.

Nos áudios que a reportagem teve acesso, os indígenas estão reclamando de perseguição por parte da força nacional.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



É bem capaz de mandarem devolver as armas


Suas casa caiu cacique e vissa cacica , vcs acham o dono do mundo quando tava com seus carros cheios de bandidos com vcs ... Tirando a vida dos próprios índios e com bandidos juntos com vcs ..... Deus mostra oq vcs são de verdade morcegos bandidos nojo de vcs


Mas nao foi eles mesmos que chamaram a força nacional pois estavam sendo mortos e agredidos? So esqueceram de falar que os próprios bandidos são eles mesmo ......
Morador