Mais uma propriedade rural é invadida por supostos indígenas na mesma região de Porto Seguro, aonde outras terras foram invadidas e um produtor foi baleado.

Giro de Noticias - 17/10/2025 - 17:37


Oito dias após uma família ser expulsa e o dono baleado, outra terra na mesma região, próxima ao incidente, foi invadida, possivelmente por indígenas que alegam que a área pertence à Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal.

Os proprietários da fazenda atacada, denominada Fazenda Bela Vista, invadida na quarta-feira, 15/10/2025, fica vizinha a fazenda Seis Irmãos que foi invadida no último dia 7 de outubro de 2025, aonde o dono foi baleado.

A invasão da propriedade, Bela Vista, com uma extensão de um pouco mais de um alqueire de área, com produção de pimenta do reino e pastagens, foi ocupada na quarta-feira, 15, por volta das 9h, da manhã.

Segundo o dono da terra, o senhor Paulo Pancieri, no horário citado, ele estava na sede da propriedade quando um grupo se aproximou dele e pediu a chave da casa, eles se apossaram do local e comunicaram que era uma retomada da área e mandaram ele se retirar.

Ainda segundo o dono da propriedade, Paulo Pancieri, três cabeças de gado adulta desapareceram após a invasão. Ainda segundo ele, a suspeitas que as duas vacas e um garrote, foram mortos dentro da propriedade pelos invasores.

Os donos das fazendas atacadas afirmam que as propriedades estão fora dos limites da área indígena em processo de demarcação. Ainda segundo os donos das terras, eles tiveram muitos bens subtraídos e foram expulsos pelos invasores sem poder tirar nada no momento.  

As invasões ocorreram mesmo com a presença da Força Nacional e outra instituições de segurança atuando na região devido a invasão da fazenda 6 irmãos aonde os ocupantes efetuaram muitos tiros e o dono foi baleado.

Para as famílias das áreas invadidas, a região está em conflitos fundiários e precisa de um reforço policial para evitar novas invasões e recuperação dos bens subtraídos das propriedades.

A reportagem não teve contato com as autoridades da Funai e nem com os indignas e deixa o espaço aberto se desejar se pronunciar sobre os fatos aqui citados.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/