Polícia Civil com apoio da Polícia Militar realiza Operação Albergue no lar de idosos de Itabela e na casa do responsável pela administração da entidade. Não houve prisão nesta operação

Giro de Noticias - 12/11/2025 - 14:40


As Polícias Civil e Polícia Militar realizaram nas primeiras horas desta quarta-feira, 12/11, a Operação "Albergue" na “casa dos idosos" Giuseppe Aras de Itabela, conhecida como Associação São João Batista.

A polícia cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dos idosos, no antigo prédio onde funcionou a casa dos idosos e que foi desativada e na casa do senhor Ionan Gallo Toscano de Brito, que foi diretor da instituição por muitos anos e hoje continua como um membro ativo da instituição e cuida do funcionamento administrativo da entidade.

As investigações, conduzidas no âmbito de Inquérito Policial, apuram os crimes de Associação Criminosa Armada, Receptação e Favorecimento Real. De acordo com o Delegado, o Asilo de idosos foi usado como ponto de apaoio a facção criminosa.

A investigação policial demonstrou que um  veículo utilizado em um  homicídio no bairro Ouro Vrde é produto de Roubo Qualificado, foi posteriormente localizado, em 27/10/2025, guardado e ocultado dentro das dependências da sede principal da "Casa dos Idosos Giuseppe Aras", em Itabela.

No aprofundamento das apurações, identificou-se que a antiga sede da instituição, localizada no Bairro Bandeirantes, estaria sendo utilizada como base de apoio para a organização criminosa. 

Com base nos elementos de informação colhidos, a Autoridade Policial representou pelas medidas cautelares, que foram deferidas pela Vara Criminal de Itabela.
Nesta manhã, as equipes da Polícia Civil cumpriram os mandados de busca e apreensão em três alvos principais:

1.    A residência do ex-diretor da instituição;

2.    A sede atual do asilo (na Av. Guaratinga), local onde o carro roubado foi ocultado;

3.    A antiga sede do asilo (no Bairro Bandeirantes), utilizada como base da facção e residência do vigilante.

Segundo o delegado titular da polícia civil de Itabela, Dr. Johnson Tanimoto, essa Operação "Albergue" é um desdobramento da operação que ocorreu na terça-feira, 11/11, aonde houve a prisão de um vereador que também trabalha no asilo e cominou com a morte de um alvo da operação que morreu em confronto com a polícia.

Ainda segundo o delegado, essa Operação Albergue, com busca e apreensão se deu após a apreensão de um veículo Fiat Uno branco, que estava escondido há cerca de três dias, nas dependências da Casa dos Idosos Giuseppe Aras, na Avenida Guaratinga, em Itabela.A Operação “Albergue” contou com um grande número de viaturas e policiais, civil e militar, o que proporcionou as buscas em três locais simultaneamente. Devido aos idosos, as buscas no lar dos idosos foi feito com um menor número de policiais por respeito às pessoas idosas.

Ainda segundo o Delegado Dr. Johnson Tanimoto, que comandou as buscas e apreensão, da Operação “Albergue” todo o material apreendido será submetido à análise e perícia técnica para subsidiar a continuidade das investigações. Não houve prisões nesta fase da operação, que se concentrou na coleta de provas.

O delegado informou a reportagem do Giro de Notícias que a Operação “Albergue está em andamento e tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa que vem atuando com roubos, tráfico de drogas e homicídios na cidade e região.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Pronto!!! Itabela começou a entrar nos eixos com este Delegado que trabalha mesmo, fez muito então pouco tempo parabéns a este tão jovem Delegado e também não podemos deixar de agradecer estes políciais Deus proteja todos vcs.


Engraçado esse pastor da Rua Rui Barbosa ninguém chama a policia pra ele agora o vereador todo mundo chama aí têm Coisa
Pastor da melicia

Esse ionan galo e o chefe do bando , ele quem da as ordens. Tem mais ainda por trás disso
Itabela

O PT E A SUA DESTRUIÇÃO COM A BAHIA E O PAIS


As investigações estão mostrando que os cusadores de desordem e ações criminosos estão clamuflados em pele de ovelha.
Imagina se a polícia resolve quebrar o cigilo telefônico da câmera e prefeitura

E delegado em 48 horas 2 representante da prefeitura envolvidos em facçoes criminosa vc bateu recorde se aperta ai vai sai mais coisa vc tem 2 opçao aperta pra desvenda mais coisa ou se prepare para pedi sua transferência mais enfim parabéns pelo trabalho realmente mostrou serviço agilidade e compromisso continue assim Itabela terá mudança e a casa vai cai de mais vereadores envolvidos ai com facções com ligações direta no comando para ter apoio político todos ai envolvidos aperta que sai cois
Vereador

Na reportagem apresenta: "Não ouve prisão nesta operação" sendo que o correto seria: "Não houve prisão nesta operação". No caso concreto, houve é do verbo haver/existir, enquanto que ouve é do verbo ouvir.
Amigo

Lucas Lemos se vc for incriminado como vc já está sendo incriminado pela imprensa comprada pela prefeitura municipal de itabela porque a prefeitura já tá taxando vc como criminoso sem saber das coisas então e bom vc entregar tudo oque vc sabe sobre as roubalheira que está tendo na prefeitura de itabela entrega logo todo mundo faz um pacote só para vc nao ficar sendo julgado por eles então entrega logo a máfia da prefeitura de itabela e da câmera de vereadores entrega tudo esses ladrões


Itabela ultimamente está acontecendo cada coisa cabulosa o crime se alastrando em toda Bahia, fora PT urgente.
Abenilcio Mendes