
Uma história sendo destruída por criminosos na Barra do Cahy, em Cumuruxatiba, interior do município do Prado, no sul da Bahia. Fazendas, sítios e comércios, como restaurantes e pousadas, vêm sendo atacados e até fechados devido à violência que tomou conta da região.
A exemplo disso, foi o que fizeram com o tradicional e antigo restaurante Manzuko Beach Club. Um grupo de homens fortemente armados com fuzis invadiu o restaurante Manzuko Beach Club, na Barra do Cahy/Cumuruxatiba, depredou o local e ainda subtraiu bens do estabelecimento.
O fato, que vem tendo grande repercussão, ocorreu na madrugada do dia 08/02/2026, por volta das 03h00 da manhã, quando o grupo, encapuzado e se dizendo indígena, invadiu o restaurante e fez três famílias de caseiros reféns. Diversos tiros foram disparados para espalhar o terror.
O restaurante, que sempre funcionou das 08h às 17h, em um lugar único, marcado como a Primeira Praia do Brasil, perdeu seu encanto ao ter que fechar as portas por alguns dias, devido ao fato de ter tido utensílios e eletrodomésticos levados pelos bandidos.
O local, que sempre foi marcado por sua história, natureza e sabor, em um cenário preservado de rio, mar e falésias, está quase interrompendo suas atividades devido à ausência de clientes, que estão cada vez mais deixando de frequentar o espaço por medo da falta de segurança que tem tomado conta da região.
Com um cardápio variado e pensado em agradar a todos os paladares — do frescor do sushi, passando pelas moquecas cheias de sabor, até os drinks autorais criados para harmonizar com o clima da praia e o pôr do sol da Barra do Cahy — o restaurante corre risco de desaparecer se não forem tomadas as devidas providências por parte das autoridades.
Os agressores quebraram móveis, materiais decorativos, garrafas e outros pertences do restaurante e ainda levaram gerador, freezer, duas antenas Starlink, forno, micro-ondas, liquidificadores, pratos, panelas, além de todas as bebidas, alimentos e equipamentos essenciais para o funcionamento do espaço.
Uma força-tarefa foi ao local no domingo, 09/02/2026, para restabelecer a ordem e a paz na região. No entanto, ao contrário da intenção das autoridades, os agressores retornaram ao local um dia depois e ocuparam o restaurante e uma fazenda próxima à família.
Eles ainda interditaram as estradas próximas, impedindo não só os donos do restaurante, mas também outras famílias de transitar pelo local, o que impede os moradores de ter acesso aos seus respectivos comércios ou residências.
O grupo, segundo informações, é o mesmo que atacou a Fazenda Dois Irmãos, onde dispararam dezenas de tiros, levaram quase tudo da propriedade e ainda expulsaram os donos e trabalhadores do local.
"A reportagem teve acesso a alguns prints enviados por vítimas e moradores da região."
.jpg)
.jpg)

Veja a relação dos objetos roubados
.jpg)
.jpg)
.jpg)