Diretora de abrigo feminino é presa por suspeita de tortura e desvio de recursos na Bahia

Giro de Noticias - 23/03/2026 - 12:07


Uma mulher de 51 anos, diretora de uma instituição de acolhimento feminino, foi presa temporariamente nesta segunda-feira (23), durante a Operação Elas por Elas, realizada pela Polícia Civil da Bahia em Jequié. A investigada é suspeita de cometer crimes de tortura, peculato, estelionato e lavagem de capitais.

Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores, documentos e um veículo modelo Corolla Cross. Todo o material será analisado para aprofundar as investigações.

De acordo com a polícia, há indícios de que a suspeita praticava agressões físicas e psicológicas contra mulheres acolhidas na instituição, incluindo uma adolescente de 17 anos. Também foram identificadas possíveis irregularidades financeiras, com suspeita de desvio de recursos públicos e movimentações consideradas atípicas.

As investigações apontam ainda que câmeras de monitoramento teriam sido instaladas em ambientes privados, o que pode configurar violação da intimidade das vítimas.

Segundo o delegado Roberto Júnior, as apurações começaram após denúncias de testemunhas. Um dos elementos mais graves do inquérito é um vídeo que, segundo a polícia, mostra a suspeita agredindo uma adolescente por mais de sete minutos, com puxões de cabelo, tapas, arrastamento e uso de corrente nos pulsos da vítima.

A Justiça determinou o afastamento da diretoria da entidade, a nomeação de um interventor judicial para administrar o local e autorizou o acesso aos dados dos equipamentos apreendidos. As possíveis vítimas estão sendo encaminhadas para acompanhamento pela rede de proteção social.

A ação foi coordenada pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Jequié), com apoio de diversas unidades da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Pedro Moraes / Ascom-PCBA

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/