
O caso que mobilizou moradores da Aldeia Xandó teve um desfecho trágico nesta terça-feira (14). As jovens Elen Santos da Silva, de 21 anos, e Tamara Martins Guimarães, de 23, foram encontradas mortas e enterradas em uma cova rasa na região do Limoeiro, em uma área de mata nas imediações de Barra Velha, no município de Porto Seguro no extremo sul da Bahia..
A área foi isolada pelas autoridades, que aguardam a conclusão dos trabalhos da perícia técnica para avançar nas investigações.
O desaparecimento das duas havia gerado grande comoção na comunidade desde a última sexta-feira (10), quando foram vistas pela última vez. As buscas ganharam força após populares encontrarem a motocicleta Honda CG 160 Start, de cor preta, que elas utilizavam no dia do desaparecimento. O veículo estava abandonado em uma área de mata próxima de onde os corpos foram localizados.

De acordo com informações preliminares, Elen e Tamara saíram para compromissos distintos na noite do desaparecimento. Tamara teria informado que iria se encontrar com uma pessoa e retornaria na manhã seguinte para buscar a filha de três anos, o que não aconteceu. Já Elen também mencionou que encontraria um amigo, cuja identidade ainda não foi confirmada.
Um dos pontos que chamou a atenção dos investigadores foi uma carta deixada por Elen antes de desaparecer. No texto, escrito à mão, a jovem expressava sentimentos considerados incomuns, levantando questionamentos sobre seu estado emocional nos momentos que antecederam o sumiço.
Outro fator que aumenta o mistério é o fato de o ex-namorado de Elen e o atual companheiro de Tamara também não terem sido localizados até o momento, o que pode ser uma peça-chave para o esclarecimento do crime.
Equipes policiais realizaram buscas intensas na região de mata até a localização dos corpos, que estavam enterrados em uma cova rasa. A área foi isolada para o trabalho da perícia, e os corpos foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML).
O caso agora é tratado como duplo homicídio e segue sob investigação da Polícia Civil, que trabalha para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.
A morte das jovens causou profunda comoção entre familiares, amigos e moradores da região, que acompanharam dias de angústia durante as buscas. A mãe de Elen, Siriene Santos Cruz Moreira, havia feito um apelo emocionado por informações, que infelizmente culminaram na confirmação da tragédia.
A polícia reforça que qualquer informação que possa contribuir com as investigações pode ser repassada de forma anônima às autoridades.
Após terem encontrados os corpos das jovens a comunidade indígena emitiram uma nota
Desfecho trágico: corpos de jovens são localizados e comunidade entra em luto em Porto Seguro
É com profundo pesar que foi confirmado o fim das buscas pelas jovens Elen Santos da Silva e Tamara Martins Guimarães. Os corpos foram localizados nesta terça-feira (14), em uma área de mata nas imediações de Barra Velha, no município de Porto Seguro.
A área foi isolada pelas autoridades, que aguardam a conclusão dos trabalhos da perícia técnica para avançar nas investigações.
Neste momento de dor imensurável, a comunidade se une em solidariedade às famílias e amigos das vítimas. O desaparecimento das jovens mobilizou moradores e gerou grande comoção, com esperanças mantidas até os últimos instantes.
Familiares e representantes da comunidade também fazem um apelo para que sejam evitadas especulações, em respeito à memória de Elen e Tamara e ao luto de todos os envolvidos.
Que a justiça seja feita e que as jovens descansem em paz.