A ordem de serviço da reforma do Mercadão Municipal de Itabela, foi assinada em 2 de setembro de 2021 pelo prefeito, Luciano Francisqueto, através de um convenio com o estado da Bahia. Logo no começo da obra ouve demora no repasses de recursos do estado e a obra chegou a ficar parada por quase três meses.
A reforma do Mercado Municipal, conhecido como Mercadão, terá um investimento de um pouco mais de R$ 1,5 milhões de reais. O recurso foi disponibilizado pelo Governo do Estado, via convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Rui Costa, disponibilizou o convenio atendendo uma demanda antiga que ele havia se comprometido com o prefeito Luciano, desde 2017 de fazer a reforma do Mercadão. O conpromisso do governador com o prefeito Luciano Francisqueto, ocorreu logo nos primeiros meses de gestão do atual prefeito, logo que foi eleito no seu primeiro mandato em 2017.
A reforma, além de adequar o Mercadão aos padrões de saneamento e higiene, também ajudará a fomentar a economia nos arredores do mercado, evidenciando assim, o caráter tradicional e cultural do local.
A previsão é que a reforma do mercado esteja concluída em um ano. A unidade é o principal canal de escoamento da produção agrícola familiar do município, atendendo diretamente a 100 famílias de agricultores.
A reforma do local vai completar um ano, no dia 2 de setembro de 2022 e ainda não tem 60% concluída. Como consta no diário oficial, o estado já repassou mais de 80% do valor do convenio e abra está muito longe de ser concluída.
Enquanto isso, feirantes estão trabalhando no mio da rua a sol e chuva, sem água, sem banheiros e com péssimas condições de trabalho e de higiene.
A reforma do Mercadão Municipal de Itabela, que chegou a ficar por três meses parada e retomada na segunda feira, 09/05/2022, está sendo executada pela empresa MULTIPLUS PROJETOS E CONSTRUÇÃO LTDA. O recurso da reforma é conveniada exclusivamente com o estado da Bahia através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
A redação do site Giro de Notícias deixa espaço aberto para a empresa MULTIPLUS PROJETOS E CONSTRUÇÃO LTDA, responsável pela obra, se pronunciar sobre o assunto se assim desejar.