Moradores de Itabela sofrem com chuvas e reclamam de novos alagamentos depois que a prefeitura realizou obras de calçamentos sem redes de escoamento de água.

Giro de Noticias - 23/02/2024 - 20:26


Moradores dos bairros Bandeirantes, Bacia, Ubirajara Brito, Manzolaão e no centro da cidade vivem um drama no período chuvoso e fazem críticas contra a Prefeitura de Itabela que realizou obras de pavimentação sem as redes de drenagem. “Quando cai a chuva, forma-se uma bacia de água, que vai invadindo as casas e ruas, muitos lugares que nunca teve alagamento após as obras da prefeitura estão alagando”, disse uma moradora.

Todos os moradores são obrigados a colocar barreiras nas portas se quiser evitar a situação de alagamentos dentro e suas residências. O mais tem chamado a tenção são as ruas Carlos Alberto Parracho e João Pereira, ambas no centro da cidade, com pouca chuva as águas vão para dentro dos comércios, isso está acontecendo depois que a prefeitura recapeou com asfalto o calçamento no centro.

Outras ruas que teve aumento de água depois dos calçamentos de ruas nestes bairros, foram as ruas, Espírito Santos que após o calçamentos da rua Marechal Rondon toda a água das chuvas escorre para a referida rua, Duque de Caixas que também teve aumento significativo após calçamento de ruas próximas e a Maderita que foi calçada, mas em dias de chuva o volume de água aumenta rapidamente e acaba causando transtornos para os moradores. O bairro da Bacia também foi atingido depois das obras de pavimentação de ruas na região.   

O que se observa que as obras de paviemntaçao são importantes, mas estão sendo realizadas sem as redes para escoamento de água. Já as ruas do centro no comércio da cidade que foi feito o asfalto por cima do calçamentos, parece que não foi feito um estudo técnico e acabou ficando em alguns trechos quase no mesmo nível do piso das lojas, para piorar, as águas das chuvas de outras ruas segue em grande quantidade para as ruas Carlos Alberto Parracho e João Pereira que ficam bem no centro e mesmo tendo redes pluviais, acabam não dando vasão e a água acaba entrando para o interior das lojas.

No caso das ruas Espirito Santo e Duque de Caxias, são situação que já se tornou crônicas, há mais de 20 anos que estes dois locais alagam e invadem as casas das pessoas e nenhuma providência foram tomadas. Prefeitos entram, Prefeitos saem e a situação continua do mesmo jeito. Com os calçamentos o volume de água teve aumento e qualquer pouca chuva já é suficiente para alagar estes locais.

Uma moradora do Bairro da Jaqueira, entrou em contato com a redação do giro de notícias e chegou enviar uma foto da rua principal do bairro com um trecho da rua todo alagado. Ela conta que a rua foi calçada, mas não fizeram a saída de água e quando chove a água acumula no final da rua e acaba invadido casas. “A extensão de rede é de 80 metros e chegou a ser medida com a promessa de ser feita em uma semana, três anos se passaram e nada foi feito pela prefietura de tabela,” conta.

Além das ruas citadas, outras ruas foram foram afetadas após os casamentos. os   moradores contam  que sem as redes pluviais para escoamento das águas acabam escorrendo em direção a essas ruas e acumulam em grandes quantidades em frente as residências da pessoas.

A reportagem deixa espaço aberto para que o Secretário de Obras, Genivaldo Miranda Cabral, se assim desejar, possa esclarecer sofre os alagamentos nos bairros e no centro e quais a as providencias serão tomadas.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Nossa cidade não merece ser tão maltratada assim.
Benjamim Arrola

Na minha casa alagou tanto que entrou uns 20 sapos na minha casa. Tem sapo até na minha cama.
Tra Vesti Dykadeia

Só o meu prefeito Júnior Dapé pra dar jeito nessa cidade.
Cuca Beludo

Pare di fala mau do meu prefeito. Eli sabi u que fais. Eu agradessi muito eli cuando eli asfauto as rua. Puqe eu so muito gratu a eli, puqe a noça sidade era muito deichada di ladu, e ningueim fazia nada pra meliorar a noça sidade. Eu votu em queim eli manda.
Júnior Cabeleleiro

Entrou água no motor do meu carro hoje. Eu já sou um pobretão, agora eu vou ter que fazer o motor do meu carro.
Agência de Viagens Xu Passeios

Hoje na porta da prefeitura só se falava nesses alagamentos, e em como isso está atrapalhando a popularidade do próximo indicado pelo prefeito.
Lima MEI

Entrou tanta água na minha casa, que eu perdi todos os meus materiais de fazer unha de gel. Agora como eu vou trabalhar ? A prefeitura vai me ressarcir ? Perdi boa parte das minhas economias que eu tanto juntei pra comprar esses materiais, e agora foi tudo pelo ralo.
Paula Vadinho

Era melhor nem ter feito certos calçamentos sem redes de esgoto não adianta nada obra perdida e pessoas no prejuízo com os alagamentos nas ruas e a água q entrar na casa e estraga tudo das pessoas
Só observando

Deixa o homem trabalhar falta de respeito
Itabela

Cadê os puxa saco do prefeito que viviam se iludindo com a maquiagem que ele fez na cidade ? Fez meia dúzia de pracinha que nao serve pra nada, e quando asfaltou algumas ruas que era realmente necessário, não resolveu o escoamento de água que também é importante.
Haga Romeu Pinto

É com tristeza no olhar que eu vejo essas imagens.
Batinna Spooza Yfoge Prabahia

Alô prefeito, alô secretário de obras, vamos resolver essa situação por favor. Pensem um pouquinho no povo de Itabela.
Giuseppe Camole

Triste essa situação
Paula Tejano

Na minha rua está intransitável. Fui passar de moto e cai de moto.
Alan Bedoura Dipinto

Será que as pessoas estão usando essas situações dos alagamentos pra fazerem política antecipada para Júnior Dapé ? Gente, esse homem não pode voltar para a nossa cidade nunca mais. Se ele estiver nas frentes das pesquisas, todas as forças políticas vão ter que se unir em prol de um bem comum.
Deyde Costa

Entrou muita água na minha casa :( meu Deus que tistreza é essa. Eu não aguento mais. Perdi muita coisa, e eu só sei chorar :(
Iza Dora Pinto Rosa

Lamentável essa situação. Ninguém parece se importar com os moradores.
Sujiro Kimimame

Com tanta chuva que está caindo e as ruas alagando, Itabelinha de açúcar irá derreter.
Doku Say Sang

Faz o L de Luciano Francisqueto
Jalam Bipal

Parabens ao engenheiro da prefeitura kkkkk sabe muito
chaves