A situação que vem ocorrendo com um grupo de alunos de uma comunidade conhecida por Água Preta no interior de Guaratinga, vem chamado a atenção. Os alunos desta localidade tiveram que migrar para outros municípios por falta de transporte.

Giro de Noticias - 23/05/2025 - 20:21


Os pais de um grupo de cerca de 12 alunos na região conhecida por Água Preta, no interior do município de Guaratinga, procuraram a reportagem do Giro de Notícias, para fazer uma denúncia de descaso público com os alunos. Os alunos tiveram que migra para outros municípios para conseguir estudar por falta de transporte escolar.  

Segundo o senhor Valci, os alunos tiveram que se dividir em dois grupos, uns foram morara no município de Santo Antônio do Jacinto, em MG, e outros passaram a estudar no povoado de Monte Azul, no município de Jucuruçu, por ser mais perto já que eles terão que ir a pé.

O problema maior é que o município de Jucuruçu não disponibiliza carro aos estudantes por ser de outro município, com isso, eles tem que caminhar diariamente cerca de 10 KM. O colégio mais perto no município de Guaratinga aonde eles residem, fica no distrito de Buranhém, cerca de 25 Km distante. 

Ainda segundo o senhor Valci, eles procuraram o Secretário de Educação de Guaratinga, Orlandy Pereira da Silva, para tratar do assunto, ele mandou o controle dos alunos para que eles levassem para Jucuruçu para que fosse preenchidos e assim os alunos passaria ter o direito ao transporte escolar.

Ele foi ao colégio e até a prefeitura de Jucuruçu e nada ficou resolvido. Ele voltou a procurar o munícipio de origem das crianças que é Guaratinga, mas até o momento nada foi resolvido.

Eles agora pretende entrar com uma denúncia junto ao Ministério Público da Comarca de Guaratinga na busca de uma solução para o problema.

Por lei, o município de Jucuruçu, tem obrigação de fornecer transporte público escolar a todos os alunos matriculados na rede pública municipal. Os alunos que estão a mais de 10 quilômetros do estabelecimento educacional, independente de morarem ou não no município, eles tem o direito ao transporte escolar.

Da mesma forma, o munícipio de Guaratinga tem a obrigação de manter todas as crianças na escola, independentemente da distância. Para isso é que os recursos federais que chegam aos munícipios através do Fundeb é com base ao número de alunos.

  Os pais querem que o Ministério Público, mova uma ação civil pública para apura que as crianças de idades entre 4 anos a 12 anos tiveram o direito ao transporte público negado pela Secretaria de Educação do município de Guaratinga por ser distante da escola e a estrada com pontes arrancadas sem condições de tráfego e pela Secretaria de Educação do Munícipio de e Jucuruçu, por residirem no município vizinho.

“Olha o descaso com as nossas crianças na comunidade Água Preta Município de Guaratinga, divisa com o município de Jucuruçu onde as crianças estão matriculados, indo a pé para escola por falta de transporte escolar que não tem, o gestor do município de Guaratinga não quer colocar o transporte escolar porque fala que a obrigação é do gestor do município de Jucuruçu, mas é bom lembrar que as crianças residem no Município de Guaratinga, mesmo assim, conversei com o Secretário e o Gestor de Jucuruçu, mas nada foi resolvido, eu peço um olhar do poder público de Guaratinga”, disse um pai de alunos 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/