" Sou funcionária pública no município de Itabela a 15 anos, por direito eu teria que ter recebido meu Pis Pasep referente aos anos base 23/24 em abril de 2025. Eu e muitos outros funcionários não recebemos, procurei o RH do município de Itabela e mim disseram que não é mais responsabilidade do Município, que agora e o governo e social, liguei no telefone que mim deram e fui informada pelo Ministério do Trabalho que a prefeitura não enviou os dados dos servidores no prazo para o eSocial, levando a uma falha na integração de dados",
"Vários funcionários foram a Eunápolis no Ministério do Trabalho e eles mandaram procurar a prefeitura de Itabela, um jogo de empurra-empurra. Não sabemos a quem recorrer, estamos se organizando para recorrer ao Ministério Público Estadual, pois trabalhamos o ano todo esperando o Pis e quando chega a data de receber não recebemos. É um absurdo eles nem satisfação da pra gente, sou concursada a 15 anos, teve gente que não é concursado e recebeu".
A reportagem do Giro de Notícias entrou em contato junto aos órgão reesposáveis e obteve informações que os funcionários públicos municipais que não receberam o Abono Salarial do PASEP referente ao ano-base de 2023 (referente ao pagamento de 2025) devem-se ao facto de algumas prefeituras não terem enviado os dados dos servidores no prazo para o eSocial, levando a uma falha na integração de dados.
O Ministério do Trabalho abriu um novo prazo para as prefeituras enviarem as informações e o pagamento dos servidores afetados está previsto para 15 de outubro de 2025.
Para verificar a situação ou resolver o problema, os servidores devem aceder ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital e, em caso de inconsistências, preencher o formulário de contato no site do Ministério do Trabalho (gov.br/trabalho).
Para os servidores públicos que tiveram atrasos no pagamento, o abono salarial referente ao ano-base 2023 será liberado em 15 de outubro. Durante setembro, o Ministério processará as informações enviadas fora do prazo pelas prefeituras, garantindo que os pagamentos ocorram na data prevista.
O calendário de pagamento do abono salarial referente ao ano-base 2023 teve início em 17 de fevereiro de 2025 e os valores permanecerão disponíveis aos trabalhadores até o final do calendário, em 29 de dezembro de 2025.
Pagamento na CAIXA - O pagamento do Abono Salarial na Caixa será realizado prioritariamente por crédito em conta CAIXA, quando o trabalhador possuir conta corrente ou conta poupança ou Conta Digital; por crédito pelo aplicativo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA.