
A delegação de Porto Seguro segue em Belém (PA) participando da COP30, que acontece até o dia 21 de novembro. Formada por pesquisadores, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac) e representantes da sociedade civil, a equipe permanece na conferência até o dia 16, acompanhando agendas estratégicas na Zona Verde e na Blue Zone, onde são discutidas soluções globais para mitigação, adaptação climática, economia verde, energias limpas, conservação da biodiversidade e inovação ambiental.
Durante a conferência, os representantes do município têm buscado articulação com diferentes setores e instituições para viabilizar financiamento e cooperação técnica voltados aos projetos selecionados pelo Edital Público nº 01/2025, que envolvem educação ambiental, tecnologias sustentáveis, inteligência artificial para mapeamento de riscos, qualidade da água e conservação marinha.

A equipe também participa ativamente dos debates e painéis da conferência, absorvendo metodologias e experiências de outras cidades que já avançam em políticas climáticas estruturadas.
Para os profissionais da Semac, a participação na COP30 marca um ponto de partida essencial para que Porto Seguro avance na construção da Política Municipal de Segurança Climática e na elaboração do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação, em alinhamento ao programa Adapta Cidades do Ministério do Meio Ambiente.
A imersão no evento tem ampliado a compreensão sobre caminhos e soluções que podem fortalecer as ações locais. “A presença de Porto Seguro na COP30 representa um momento de avanço institucional e abertura para novas práticas mais eficazes e sustentáveis no município”, frisa o coordenador, o engenheiro agrônomo, Matheus Gonçalves.