Duas Candidatas a conselheiras tutelares têm candidaturas impugnadas em Itabela.

Giro de Noticias - 15/10/2019 - 12:20


Duas candidatas á conselheiras tutelares para o município de Itabela no pleito que seria realizado em 6 de outubro e que foi adiado para dia 20 de outubro devido erros nas cédulas de votação tiveram as candidaturas impugnadas, após análise do Ministério Público (MP) e da Comissão Eleitoral. A decisão e os nomes das candidatas impugnadas foram publicados nesta terça-feira (15) no Diário Oficial do Município Itabela.

De acordo com a publicação, foram constatadas práticas vedadas às candidatas no decorrer da campanha eleitoral. Os motivos das impugnações são o desligamento dos cargos públicos que exercem e não pediram as exonerações no prazo legal.

No caso das candidatas Ariele Souza Santos e Rosineia Chiovato, ambas  possuem cargos comissionados e que deviriam pedir o desligamento dos cargos  antes mesmo do registro das candidaturas o que não foi feito. 

De acordo com a Lei Municipal nº 466/2013, 23 de setembro de 2013, em seu artigo 24, o candidato não pode exercer mandato eletivo, cargo em comissão ou função gratificada na Administração direta e indireta federal, estadual e  municipal

De acordo com o Presidente do CMDCA, Edinaldo Porto, desde o inicio do pleito tinha orientado as candidatas a pedirem suas exonerações dos cargos. Após ser notificado pela recomendação de nº 02/2019 do Ministério Publico Estadual que recomenda a exclusão das duas candidatas do certame eleitoral para conselheiras tutelares, o presidente apenas cumpriu o que diz o Art 24 da Lei nº 466/2013, 23 de setembro de 2013, que deixa muito claro que as candidatas descumpriram os requisitos básicos da eleição.

Os candidatos terão 48 horas para apresentar defesa. A impugnação ocorreu após a análise do Ministério Público , segundo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que organiza as eleições, não cabem mais recursos administrativos, apenas judiciais.

Um total de 24 candidatos e agora com a impugnação de duas candidatas resta 22 candidatos para concorrer 10 vagas de titulares e suplentes.  A eleição será realizada no próximo dia 20 de outubro e os conselheiros eleitos vão atuar no mandato 2020-2023.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



candidata a prefeita Arieli
Itabela

pelo menos Arieli e de familia de trabalhadores eu votaria nela
bolsonaro

melhor Arieli do que muitos que estao ai
preta

Essa Ariele vem mamando da prefeitura a anos e ninguém fala nada ,aliás não só ela como toda a família que não tem estudo pra ocupar os cargos, mais por motivo político está o lá, lamentável...
Cidadão revoltado

Deus existe pra tipinho desse vira veriadora mais o povo e burro Jairinha ganhou eu ñ duvido mais de nada
Pererao

Engraçado! Acho que fizeram os erros pra da tempo , impugna a candidatura de Ariele! M
Professor

Eu ia sair sim da minha casa! Para da um voto para Ariele! Agora não faço nem questão de ir votar!
Professor

Kkkk A tetinha tá gorda...todos querendo um pouquinho... é cada coisa que me aparece...vê, se vou sair da minha casa pra voltar nessa raça.
RRM

Vc vai ser nossa vereadora tenha fé é só esperar.
M.Pascoal