Prefeitura de Itabela vai criar guarda municipal

Giro de Noticias - 28/10/2019 - 08:32


O prefeito Luciano Francisqueto deva encaminhar à Câmara de Vereadores nos próximos dias um projeto de lei dispondo sobre a criação da Guarda Municipal de Itabela. A criação da garda foi anunciada pelo Gestor durante a solenidade de reinauguração da escola Augusto Costa. O prefeito demostrou ter urgência para a seleção e posse dos guardas ainda este ano.

O principal intuito da Guarda Municipal será o de preservar o patrimônio público e por consequência o privado, através de ronda ostensiva e vigilância interna e externa dos prédios municipais, além de outras atribuições previstas em lei.

Também ira atuar em conjunto, em sistema de colaboração mútua e o apoio de nossas polícias, civil sejam a militar. Será assim um órgão de suma importância para o êxito desta empreitada a qual o Poder Executivo esta disposto a realizar.

Esta primeira etapa será composta por 24 agentes sendo coordenados através do Departamento de Segurança Pública ligado diretamente ao Gabinete do Prefeito.

“A Guarda Municipal é uma necessidade real para a cidade e um desejo antigo da população. Irá, junto com os agentes de Segurança Presente, trazer mais segurança para população. A meta é realizar a posse desse primeiro grupo já concursado ainda este ano para que eles já comecem a atuar logo no início de 2020”, disse o prefeito, que participou da formatura e entrega de certificados aos  24 guardas da cidade que ocorreu no Rotary Club no útimo domingo 27/10.

O prefeito enfatizou a importância da chegada dos novos Guardas Municipais. “Itabela vai funcionar com a ajuda de seus servidores, que serão um orgulho para a cidade. O trabalho desses guardas será árduo, cuidar e proteger nosso patrimônio, merecem todo nosso reconhecimento”, afirmou.

Mesmo ainda não tendo um orçamento definido pela prefeitura para comprar os equipamentos necessários. No entanto, os treinamentos de aperfeiçoamento de como utilizar as algemas, abordagem e atendimento ao cidadão deve já está sendo implantado gradativamente. “As ocorrências mais simples essa guarda poderá estar agindo e auxiliando a Polícia Militar. Nos atendimentos de crime ambiental também será possível atuar. A guarda municipal poderá estar indo até o local para registrar o boletim ocorrências e fazer o encaminhamento necessários. É muito importante. É uma lei federal que precisava ser cumprida. É uma ajuda as forças de segurança já existentes no município. A guarda não vem para substituir o competir. Apenas auxiliará ainda mais no combate ao crime”.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



A guarda municipal tá sendo bem preparada. Parabéns pelo diferencial. Tem tudo pra ser a melhor guarda municipal da região .
Itabelense.

Parabéns prefeito demorou eu concordo


essa guarda municipal pode prender ladrao ??


Dpois de uma Ardua Guerra, entre o Sindicato e o prefeito, depois de tantas Brigas e acusações entre Prefeito e Servidor da Categoria, e o Prefeito de Olho na Reeleição resolve criar os Guardas Municipal, que palhaçada ne prefeito.
VALDEZ

será importante porquê outros municípios menor que itabela está implantado exemplo:una,a guarda será uma coisa importante e esses agentes fará aperfeiçoamento e acho quem critica deve está com ciúmes !
manoel

A Guarda Municipal tem muitas atribuições, dentre elas temos : acompanhar os agentes do Conselho tutelar e vigilância sanitária para garantir a segurança, fazer rondas escolares , palestranto e cuidando de nossas crianças, segurança de eventos públicos, organização do trânsito se assim for ordenado pelo prefeito Municipal, rondas preventivas evitando assim possíveis delitos, Trabalhando em parceria com as forças de segurança para assim melhor servir a população.


A Guarda Municipal tem muitas atribuições, dentre elas temos : acompanhar os agentes do Conselho tutelar e vigilância sanitária para garantir a segurança, fazer rondas escolares , palestranto e cuidando de nossas crianças, segurança de eventos públicos, organização do trânsito se assim for ordenado pelo prefeito Municipal, rondas preventivas evitando assim possíveis delitos, Trabalhando em parceria com as forças de segurança para assim melhor servir a população.


Não se preocupe meu amigo, a Guarda Municipal sabe bem suas limitações, e não está chegando pra ser inimigo da população não, pelo contrário... somos moradores e amigos da população, vamos está possibilitando uma sensação de segurança, cuidando dos nossos patrimônios e tbm dos nossos cidadãos.
Resposta a NKL

Tem que entender que msm tendo os mesmos direitos de atuações por lei , cada força de segurança na sua ...


Era um projeto de leleu essa Guarda, esse Luciano é malandro kkkkkkkk


Esse prefeito tá me surpreendendo


Até que enfim, sempre questionei o pq que itabela não tinha uma guarda municipal , vai ajudar muito na segurança do comecio


Como faz pra ser guarda municipal?


Que legal, uma guarda municipal no nosso município, vai inibir muitos atos infracionais... Já trabalhei de guarda municipal na cidade onde morava , Guarda municipal é preventivo.. é necessário todo apoio da sociedade, realmente itabela está se desenvolvendo .
Cidadão

E preocupado essa história de guarda municipal aqui Itabela depois Essa cara sobir par cabeça acha que vai se polícia vai se complicado
Nkl