Cerca de 500 hectares do Parque Nacional do Monte Pascoal, no Sul da Bahia, já foram destruídas por incêndio

Giro de Noticias - 21/11/2023 - 13:45


Moradores de Aldeias ao entorno do Parque Nacional do Monte Pascoal, em contato com a reportagem do giro de notícias, informa que o incêndio já destruiu uma área de mais de 500 hectares de vegetação do parque. Dados semelhantes já haviam sidos divulgados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) há alguns meios de comunicação a exemplo da Folha de S. Paulo.

O incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal começou no dia 13 de novembro, segundo o ICMBIO, responsável pela área. Em 16 de novembro, o incêndio foi dado como controlado, mas foi constatado no dia seguinte que as chamas atingiram áreas de mata fechada, tornando mais difícil o combate.

O governo do estado enviou equipamentos do Programa Bahia Sem Fogo e grupo de bombeiros nesta segunda-feira (20/11), ou seja, oito dias após o incêndio ter começado. Observa-se, que houve demora no apoio ao combate ao incêndio de grande proporção que vem destruindo uma área de preservação histórica do Brasil.

O governo enviou um grupo de 35 bombeiros militares e uma aeronave, com o objetivo de unir esforços e ampliar o suporte no combate ao fogo. A aldeia indígena Boca da Mata, que fica dentro do parque, também teve vegetação atingida.

Um trator de esteira que estava trabalhando na construção de aceiros deixou o local nesta segunda e o um outro trator foi enviado ao local pela Veracel Celulose.

O grupo de 35 bombeiros enviado pelo governo do estado visa unir esforços junto aos combatentes das brigadas voluntárias, dos agentes do ICMBio e do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). 

Devido à necessidade, com os incêndios atingindo as regiões de Porto Seguro e Prado, no sul da Bahia, foi ativada a Operação Florestal 2023 na Base Sul da Bahia. O objetivo é realizar a prevenção e combate aos incêndios florestais que atingem a região.

O Parque Nacional do Monte Pascoal é o único do país a ter esta classificação por abranger a primeira porção de terra do Brasil avistada pelos colonizadores portugueses, além de abrigar uma grande diversidade de animais e plantas.

Esse não é o primeiro incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal. Em 2019, ouve um incêndio da mesma ou maior proporção e que deixou um rastro de destruição na área do Parque e em aldeias indígenas Pataxós aos arredores da área.

Na época o Cacique Alfredo Santana Ferreira, da Aldeia Boca da Mata, concedeu uma entrevista ao Site Giro de Notícias, na segunda-feira (04/03/2019), às 10 horas, falou sobre as ações de combate ao incêndio no Parque Nacional Monte Pascoal e classificou na data como o pior incêndio desde que a sua área foi ampliada, em 1961 com o objetivo de conservar os ecossistemas que se iniciam na beira da praia até limites geográficos - rios, que circundam o Monte Pascoal, protegendo todo o ambiente natural da região deste marco histórico.

Segundo o Cacique, ouve uma ação unificada composto pelo ICMBio, Ibama, Corpo de Bombeiros e contou também com mais de 200 brigadistas e bombeiros, além de uma centena de voluntários.  Ainda teve dois aviões tanque da Veracel Celulose, homens do Ibama, e dois tratores de esteiras que foram utilizados no combate ao incêndio na época.

Denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais também podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400, ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/