Desemprego entre jovens chega a ser o dobro da taxa geral da população

- 03/07/2012 - 19:01


BRASIL - O índice de jovens desempregados chega a ser o dobro da taxa geral da população na Grande São Paulo, de acordo com o IBGE. O motivo é a baixa qualificação de quem chega ao mercado de trabalho.

"Com as evoluções tecnológicas, o raciocínio e a tomada de decisões ficam mais importantes. Mas a formação média dos jovens ainda está aquém do desejado", aponta o economista André Portela, da FGV (Fundação Getulio Vargas).

"Tem que fomentar o empreendedorismo", defende Nelson Miguel Júnior, que gerencia os postos do CAT (Centro de Apoio ao Trabalho), da prefeitura. "Muitos só pensam na carteira assinada, mas existe mercado para o autoemprego."

Moradora de um apartamento de prédio ocupado na rua Mauá, região central de São Paulo

Portela defende diagnosticar os focos do desemprego na cidade. "Se é alto entre os jovens, tem que investir em políticas de retenção, para evitar a rotatividade."

Para Miguel Júnior, é necessário investigar os setores que carecem de mão de obra. "Muita gente se forma em campos que o mercado não tem capacidade de absorver."

Alexandre Loloian, economista da Fundação Seade, crê que falta uma política de criação de empregos de forma espalhada na cidade. "Na zona leste, por exemplo, as pessoas têm que ir até as outras regiões para trabalhar. Precisa dar estímulo para que as empresas rumem para áreas com mais pessoas."

 

Fonte: FOLHA

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/