Secretaria de Saúde dá treinamento para profissionais da educação sobre como detectar a hanseníase.

Redação - 01/08/2014 - 22:26


A Secretaria de Saúde de Itabela realizou nesta sexta-feira 01 de agosto, no colégio Municipal Maria D´Ajuda, um treinamento sobre a hanseníase, já que está em desenvolvimento no município à “campanha de busca ativa de casos de hanseníase e tratamento coletivo das Geohelmitiases em escolas.” Cerca de 40 pessoas fizeram o treinamento, entre elas Professores e o grupo de apoio da escola.

O treinamento objetivou sensibilizar os profissionais para esse grave problema de saúde pública e foram abordados vários aspectos da doença, como diagnóstico, forma de contaminação, período de encubação, avaliação de grau da doença, adesão aos tratamentos, acompanhamento dos casos, prevenção, busca ativa, busca passiva, técnicas de autocuidado e educação em saúde.

As Unidades de Saúde desenvolvem atividades para detectar precocemente; prevenção; monitoramento dos casos diagnosticados; imunização, se necessário. Todo o tratamento para quem for diagnosticado com a doença será gratuito, onde receberão o tratamento nos postos de saúde do município. Serão realizados também em todas as escolas, mutirões para prevenção da hanseníase e avaliação de pessoas que tiveram familiares com casos.

Manchas na pele, perda de sensibilidade, atrofiação dos músculos e até mesmo deformidades podem ser sintomas da doença. Para mais informações, procure uma Unidade de Saúde. A hanseníase é uma doença séria, mas tem cura. 

A palestra de hoje foi ministrada pela enfermeira Huanna Ambronzoli e contou com presença do secretario de saúde Lucio de Oliveira França, que vem acompanhado todas as ações relacionada à hanseníase, já que foi detectado centenas de casos na cidade. Este campanha faz parte do PSE, programa saúde na escola.

Sendo a Enfermeira na campanha realizada no ano de 2013, foram atendidos 5.674 (cinco mil setecentos e sessenta e quatro) alunos, desse um caso foi confirmado e 3.325 (três mil e trezentos e vinte e cinco) com risco da doença fizeram tratamento com Albendazol, fornecido gratuitamente nos postos de saúde.  

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



parabéns Lucio França pelo excelente trabalho q vc vem executando.
Educadora

Parabéns a secretaria de saude pelo trabalho, vamos juntos Educação e Saúde orientar nossa população para se cuidar melhor
De Itabela