Fiéis acordam cedo para preparar o tapete de Corpus Christi em Itabela.

redação - 26/05/2016 - 11:59


Nesta quinta-feira (26), dia de Corpus Christi, a igreja católica celebra o milagre da Eucaristia que representa a fé na transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo. Como é tradição nesta data, os fiéis católicos se reúnem para confeccionar tapetes nas ruas para receberem a procissão religiosa.

Em Itabela, os fies seguem a risca a tradição, os fiéis se reuniram logo cedo para começarem os trabalhos. O preparativo para a festa uniu membros de seis comunidades em duas Paroquias para que sejam realizadas as procissões na cidade no período da tarde.

Este ano aproximadamente 150 voluntários participam da confecção do tradicional tapete. Nem mesmo o frio espantou os devotos que voluntariamente aos poucos vão dando o colorido aos desenhos feitos  pelos participantes.

Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. Cada grupo ficou responsável por um tema relacionado ao evento religioso. “É gratificante. A gente começar a fazer e depois vê o trabalho pronto. Depois ainda a gente vem na procissão durante a tarde e ver tudo pronto, tudo bonito para receber o nosso senhor”, diz um participante.

Pelo menos 60 sacos de pó de serra serão usados na confecção do tapete. O tapete foi montado nas ruas em voltada à praça do fórum, onde fica a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e na Praça Inocêncio Pereira, onde fica a Paroquia São João Batista, que recepciona as outras igrejas.

A missa realizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida terá início às 15h e a procissão será junto com a missa. A expectativa é que participem da procissão mais de 600 pessoas. A paroquia São João Batista também haverá procissão e missa no período da tarde.

A preparação da celebração de Corpus Christi começou de madrugada, quando centenas de fiéis se reúnem para fazer os tapetes religiosos. Uma tradição que tem se tornado tarefa para a família toda. Nos primeiros raios de sol, as ruas em torno das paróquias ganham um novo colorido. Dos moldes que, surgem imagens de santos e figuras com simbolismo religioso. Nas cores das serragens as ruas vão ganhando um colorido todo especial.

Este é a segunda vez que o tapete que tinha como tradição interligar a Paroquia Nossa Senhora Aparecida a Paroquia São João Batista é mudado pelos organizadores. Este ano o tapete foi confeccionado somente aos arredores das duas Paroquias.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Lindo
Cristina

Bonita ação de solidadriedade, a virtude do ser humano está em sua fé. Os tapetes representativos de Corpus Christi, ficaram lindos! Parabéns Comunidade Itabelense.
Montinho