Vereador pede Projeto de Lei que efetiva cargos de Agente Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias, em Itabela.

redação - 07/04/2017 - 13:28


Cumprindo um acordo com o Sindicato da categoria de Agentes de Saúde e Endemias no  Município de Itabela, o vereador José Alencar Arrabal  encaminhou ao chefe do poder executivo uma indicação de nº 051/2017, pedido a criação de um Projeto para a realização de Concurso Público para as duas categorias, com base na Lei Nº 12.994 de 17 de julho de 2014, do Governo Federal que veda a contratação e exigem a criação e regulamentação de cargos de agentes comunitário de saúde (ACS) –– e de agente de combate às endemias (ACE).

O texto, além da realização de concurso público como única forma de ocupação de pelo menos 25 cargos no município, com base em Lei. Conforme o Art. 16. É vedada a contratação temporária ou terceirização de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias, salvo na hipótese de combate a suros epidêmico, na forma da lei aplicável (NR) prevê ainda a realização do Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) para outros Setores Administração.  

Para o vereador Alencar, o concurso assegura o direito desses  servidores. De acordo com Lei Federal só pode participar de concurso para agentes quem marar no município a pelo menos dois anos. Outra observação, as pessoas que já trabalham na atividade têm ganham de títulos. O que dar a estes servidores uma vantagem junto a outros que participarem do concurso. 

“O ACS: o agente comunitário de saúde trabalhará em atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, visitando a comunidade para qual foi designado,  geralmente aquela onde mora, além de visitar regularmente aos domicílios que fazem parte de sua região. A função deste agente é promover a saúde preventiva, encaminhando os pacientes à Unidade de Saúde quando necessário”, disse Alencar.

“ACE: o agente de combate às endemias atuará na vigilância, prevenção e controle de doenças, preferencialmente no combate às endemias, fazendo vistorias em casas, terrenos e demais imóveis, eliminando possíveis focos. Diferentemente do agente comunitário de saúde, o ACE não necessita comprovar residência no local em que se candidatar a trabalhar”, explica Alencar.

O vereador José  Alencar Arrabal, cobra do Chefe do Poder Publico, um projeto de lei complementar que trata do Regime Especial de Direito Administrativo Reda, de autoria da prefeitura. A proposta prevê que o município só poderá contratar pelo regime até 10% do quadro de servidores. Além disso, as despesas com contratados pelo Reda só poderá exceder 10% do valor da folha de pagamento de órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional da cidade.

Dizem, ainda, que a prefeitura deveria ter feito planejamento para a realização de um processo seletivo logo no inicio do Governo, uma vez que o projeto assegura a contratação de forma seletiva aos profissionais para cargos que só deveriam ser contratados por seleção pública.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



CAdeus o salário dos secretários que é direito 3salarios mínimo que tem no edital do concurso de 1999 cadê que ninguém ver isso e fica pagando essa mijaria que por lei nós não estamos pedido esmola e direito nosso. Todos secretário vamos reunir e procurar nosso direito que nós temos.
Secretário

Cd a secretária que falou que todos resceberia até o dia 5 e até agora nada de dinheiro a saúde em primeiro lugar prefeito o povo tem que pagar as contas o povo do hospital nadar de ver a cor do dinheiro
Sandra Sandra

Nos Guardas Municipais esperamos o apoio de vcs, adicional de 30%.....
Marcos Queiroz

Sim tudo bem mais é o salário do povo dá saúde que até agora não pagou por que o dinheiro já esta em caixa dês do dia primeiro e até agora nada vamos pagar o povo do hospital prefeito
Marcos Ferrari

Tomara que de certo é tudo que os jovens querem,oportunidades de emprego


Kd o aumento dos 30÷ dos vigilantes que merecem mesmo.e é lei de2012.
Mauro