MPE acata denuncia de fraudes em prontuários do SUS no Hospital de Guaratinga; Até morto fez cirurgia.

Giro de Noticias - 29/08/2017 - 19:50


O Promotor de Justiça Dr. Helber Batista, aceitou denúncia contra diretores do Hospital Joana Moura, localizado em Guaratinga, pela prática de estelionato. Segundo a denúncia feita pelo vice-prefeito Ezequiel Xavier, os diretores daquela unidade de saúde fraudaram registros de internação de pacientes para receberem verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira irregular.

A fraude virou noticias nesta segunda-feira (28/08) e envolve a secretaria de Saúde de Guaratinga que passou ser destaque no BA/TV, jornal da filiada da TV Globo, na região. De acordo com a reportagem, documentos apresentados ao Ministério Público da Bahia mostram que o município recebeu dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) por cirurgias que nunca foram feitas e até em quem já morreu.

A denúncia feita ao Ministério Público Estadual do Estado (MPE-BA) é referente à fraude nos registros de internação para recebimento irregular dos valores do SUS. O órgão solicitou, então, que fosse feita uma auditoria pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS do Estado.  

Documentos apresentados pelo vice-prefeito comprovou as fraudes por meio da análise das Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) do mês de junho a agosto deste ano de 2017.  As AIHs são os documentos utilizados pelo hospital credenciado

O hospital emitiu 41 AIHs para internação por dois, três ou quatro dias de pacientes que foram atendidos e liberados no mesmo dia. Outras nove AIHs foram emitidas para cobrança de tratamento incompatível com a hipótese diagnosticada ou sem comprovação do diagnóstico. A falsificação dos prontuários constrangem os familiares de pacientes citados como o Senhor José Bonifácio, falecido há três meses.

Segundo o Ministério Publico existem cirurgias que nunca foram realizadas, nomes de pessoas que nunca foram atendidas e procedimentos em pessoas mortas constam na lista de Autorizações de Internação Hospitalar (AIH’s) do Hospital e Maternidade Joana Moura repassada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Um dos casos que mais chamou a atenção  foi uma cirurgia que José Bonifácio Santana, submetido ao atendimento em abril deste ano, cerca de três meses após a morte dele.

O servidor público Adauto Silva, que é sobrinho de José Bonifácio, disse que o tio morreu no dia 27 de janeiro deste ano e que, sendo assim, não havia possibilidade de ele ter passado por cirurgia no período que consta nos documentos do município. Conforme a reportagem, o Sistema Único de Saúde (SUS) repassou para a saúde do município o valor de R$ 765,69 pela suposta cirurgia.

Uma mulher, que preferiu não ser identificada, também disse que foi vítima da suposta fraude. De acordo com o Promotor, o SUS pagou R$ 1.817 por uma colectomia (cirurgia no sistema digestivo), mas a mulher garantiu que não passou pelo procedimento.

Conhecida nacionalmente como máfia das AIHs, as irregularidades foram descobertas pelo vice-prefeito, Ezequiel Xavier, que identificou nomes de pessoas que já haviam morrido e que nunca haviam passado por cirurgias nos relatórios e encaminhou as denúncias aos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que investigam o caso.

O promotor de Justiça, Helber Batista, explicou que há um prazo legal de 30 dias para deliberar medidas cabíveis em relação aos documentos e conta que já enviou uma nota esclarecendo que vai pedir que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia abra uma auditoria para investigar as denúncias.

O secretário de Saúde de Guaratinga, Rodrigo Reis, disse que não tinha conhecimento sobre o processo de faturamento do hospital e que vai abrir uma sindicância interna para apurar as denúncias. Na possibilidade das acusações serem verdadeiras, ele disse que os responsáveis serão penalizados.

A prefeita de Guaratinga, Christine Pinto, que é formada em medicina, também será investigada não apareceu na reportagem e, até o momento, não se pronunciou sobre as denúncias.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Acho q o vice só denunciou porque não caiu na conta dele a metade do dinheiro, porque esse vice ta acostumado fazer denuncias desde da época q kenoel era prefeito,então ele faz xantagem se não pagar ele denuncia
Selma guara

É UMA PERGUNTA SERÁ QUE EM ITABELA ESSAS COISAS TÃO ACONTECENDO? Espero que não.
GILVAN DE MONTE PASCOAL

AQUI EM ITABELA ESTA ACONTESSENDO A MESMA COISA NO HOSPITAL FREI RICARDO,A PESSOA QUE FAIS E MUITO CONHEÇIDO.
ITABELENSE

Essa prefeita tem que ser demascarada ela é o pai só sabe roubar é enganar os besta graças a Deus a federal tá em cima desses políticos todos ladrão inclusive dr:cristine pinto


Já que morto esta sendo operado eu também posso comentar. quem não sabia que este povo vinha para delapidar recuperar o dinheiro investido nas campanhas e inrequecerem as custas dos pobres.
Valdionor Costa

Ela é a mesma coisa do bonecao de olinda Ademar pinto ....sua casa saiu prefeita oseu coro agora é outro tomara que a justiça toma providência para que isso não fica em puni. ..
guaratinguese

A chuva de 300 milímetros foi descoberta e denunciada pelo nosso amigo Bronisio filho.
Sandra

Ela tem que ser presa.Ela e o Bonecão de Olinda pai dela.isso já é costume nas suas gestões, quem não lembra da "chuva" de 300 milímetros que caiu na gestão do pai dela???mas como mentira tem perna curta logo Deus mostrou a verdade.
Maria do vianão

O engraçado é que tem uns puxa saco que não querem enxergar.E outros que querem justificar o erro.não tenho nenhuma dúvida que ela é a mentora destas fraudes.
Marcos lima

Cuidando dos mortos o progresso acontece.kkkkk.
Carlos silva

Cuidando dos mortos o progresso acontece.kkkkk.
Carlos silva

Ela nunca me enganou com aquele olho de curuja dela.mas esse vice também não vale nada.
Chica oliveira

Ela nunca me enganou com aquele olho de curuja dela.mas esse vice também não vale nada.
Chica oliveira

Votei nela e todo mundo sabe.mas agora estou fora.
Carla nunes

Como estou decpcionado com essa prefeita. Só sabe roubar e perseguir o povo.
Duty

A prefeita e sua corja tem que ser presa.
Guaratinga

Tudo isso a prefeita estava sabendo.De ingênuo não tem ninguém. Tem que caçar o mandato e prende-la.corrupta e ladra.
Pimenta Neves

Itabela ta no rolo tbem vamos averiguar,essa que eu tinha como direita prefeita,o povo não suporta mais tanto roubo.
Leia