Tempo em Itabela
Itabela
+30°C
PUBLICIDADE:
PUBLICIDADE:
Turistas vivem momento de terror em Porto Seguro ao ter o carro confundido com Uber por Taxistas.
Por: Giro de Noticias - Data: 02/12/2017 - 09:12:29

Confundidos com motoristas e passageiros do Uber, uma família de Belo Horizonte passou por uma situação complicada em Porto Seguro nesta quinta-feira (30). De acordo com informações, após a família alugar o carro em uma locadora, um grupo de taxistas interceptou o veículo nas proximidades do Museu do Descobrimento.

O psicólogo Renato Palhares, de 53 anos, contou que está na cidade – juntamente com a mulher, as duas filhas e duas amigas delas há mais de uma semana. A fim de conhecer os atrativos da terra do descobrimento, o grupo resolveu alugar um carro em uma locadora. Mas, no começo da tarde de quinta, na BR-367, enquanto levava as filhas ao aeroporto, o psicólogo começou a viver um drama. “Um grupo de taxistas, achando que eu era um motorista de Uber, interceptou nosso carro nas proximidades do Museu do Descobrimento. Eles começaram a chutar o veículo, nos agredir com xingamentos e a exigir que descêssemos. Foi horrível”, declarou o turista. Assista o incidente:

Segundo Renato, apesar de uma guarnição da Polícia Militar estar por perto, não houve uma atitude imediata. "Somente algum tempo depois os policiais nos escoltaram até o aeroporto, mesmo eu dizendo que queria ir para uma delegacia registrar a ocorrência. Depois que as meninas perderam o vôo, eles nos levaram até a Delegacia do Turista, onde fiz uma queixa", afirmou Palhares.

Sem vôo, os turistas voltaram para o hotel e sofreu agressões novamente. "Ao chegarmos ao hotel, outro grupo de taxistas apontou para o carro e começou a nos agredir com palavras e danificar o veículo", continuou Palhares, afirmando que eles tiveram que mudar de hotel escondidos. "Vamos sair hoje mesmo da cidade e não pretendemos voltar tão cedo", disse por fim o turista.

O Uber começou a funcionar em Porto Seguro na quarta-feira (29). No mesmo dia, os motoristas do aplicativo já começaram a serem confrontos pelos taxistas, que são contrários à implantação do serviço na cidade. Um carro de Uber chegou a ser apedrejado na BR-367. Na manhã de quinta-feira, houve mais confusão em frente ao um hotel e, no começo da tarde, um carro do Uber foi apreendido pela Guarda Civil, perto do aeroporto, com base em uma lei municipal – aprovada pela câmara no fim do mês, que proíbe esse tipo de serviço na cidade. No entanto, a lei ainda não foi sancionada pelo prefeito interino, Humberto Nascimento. O município tem 15 dias para vetar ou aprová-la. A reportagem ainda não conseguiu falar com a polícia e com as associações que representam os taxistas sobre as denúncias feitas pelos turistas.

Segundo as associação  que representa os taxistas, a apreensão foi com base na lei municipal 1.403, aprovada pela Câmara de Vereadores no fim do mês, mas ainda não sancionada pela prefeitura. “O executivo tem 15 dias para vetar ou aprovar a lei, mas, de antemão, o município já se posicionou contra a proibição do Uber”, afirmou o chefe de Gabinete da prefeitura, Josemar Siquara.

A Uber informou que as apreensões são indevidas porque o serviço prestado pelos motoristas parceiros da empresa não só encontra respaldo na legislação federal, mas ainda na própria Constituição. O secretário de comunicação da prefeitura de Porto Seguro, César Aguiar, informou que ainda há muita incerteza sobre a leitura dessas demandas.

“As alegações são de que a permissão está em vigor por se tratar de uma lei federal lida, votada e aprovada pela Câmara e pelo Senado da República. No entanto, a mesma lei diz que repassa aos municípios a legislação sobre o transporte público municipal como era antes”, diz o secretário. Aguiar reconheceu que a Guarda Municipal não deveria ter apreendido o carro do Uber e levado o motorista para a delegacia.

A lei aprovada pelos vereadores de Porto Seguro não só proíbe o transporte de passageiros em veículos particulares cadastrados em aplicativos como o Uber, como também prevê uma multa de R$ 10 mil para o motorista ou empresa que forem flagrados prestando o serviço. As informações são do Radar 64.

Deixe seu comentário:             ( 3 pessoas já comentaram! )

Nome:


Máximo de caracteres permitidos 500/


                 

PUBLICIDADE:
PUBLICIDADE: