Dono da fazenda Lembrança denuncia furto de madeira nativa em reserva da propriedade.

Redação - 14/08/2014 - 14:54


O fazendeiro Lindomar Antônio Lembranci, protocolou no dia 06/08/2014, um enfático pedido de providências junto ao IBAMA e Ministério Público Federal para coibir o avanço no furto de madeira nativa em área de reserva legal em sua propriedade, localizada no interior de Porto Seguro, divisa com o Parque Nacional Monte Pascoal.

O fazendeiro relata que no dia 03 de agosto de 2014, por volta das 12h30m, funcionários da fazenda Lembrança II, ouviram barulho semelhante ao de uma motosserra, vindo da área de reserva legal da propriedade, indo a localidade deparam com o crime ambiental, pelos menos 40 árvores de madeira nativas foram derrubadas pelos agressores. Sendo que algumas delas estavam cortadas em toras de aproximadamente um metro, pronta para ser retiradas da fazenda.

De lá para cá, o dono da propriedade descobriu uma complexa e extensa rede de estradas clandestinas para roubo de madeira que vem transformando todo o patrimônio ambiental da fazenda em uma colcha de retalhos que cada vez mais a possibilidade do pleno usufruto do território por pessoas ainda não identificadas.

Em outro relato a polícia, o fazendeiro conta que vem sendo ameaçado por indígenas de aldeias vizinhas à fazenda. Ele chega à mostra os registros feito com frequência às autoridades Estadual e Federal.

As denuncias foram feitas primeiro pelas  pertencentes da fazenda, as Srª(s) Lorena Machado Santana e Cristiane Machado Santana e a segunda pertencente Maria Creuza Cihcon e pelo atual dono da propiedade Lindomar Antônio Lembranci. As perturbações e ameaças geraram varias ações possessórias Ajuizadas no Ministério Público Federal contra a etnia Pataxó e Pataxós Há Há Hae, feitas na Funai e União Federal. Eles alegam que a propriedade esta esbulhadas por supostos indignas, onde a situação é conflituosa, instalada na localidade (Região Próxima de Barra Velha).

Os donos das terras contam ainda, que vem sofrendo constantes ameaças pelos ditos índios. Estas denúcias  foram registradas aos representantes de entidades IBAMA (Instituto do Meio Ambiente Brasileiro e dos Recursos Naturais Renováveis), INEMA – (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), ambos com sede em Eunápolis, DPF/BA (Delegacia de Polícia Federal de Porto Seguro) e da CIPPA (Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental), também com sede em Posto Seguro.

Quanto ao furto de madeira na propriedade, o fazendeiro supõe-se que o furto esteja sendo praticado por elementos que se encontram na sede da fazenda São Marcelo e Bom Jardim, as quais fazem divisa a fazenda Lembrança II, por uma linha confinante a área de reserva legal da propriedade. A localização do furto esta proximidade das coordenadas de 16´46´30,18´´S e 39´22´´47,17´´W.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Gostaria de informar ao INEMA, que a localização do furto de madeira da Área de Reserva Legal de minha propriedade, está nas proximidades das coordenadas S 11°56'36.2" W 38°08'44.3" e S 11°57'06.1" W 38°08'36.5". Para tanto, gostaria de receber imagens de vosso monitoramento para que eu possa identificar elementos que estão roubando em minha propriedade. Att.: Xisto
XISTO VIEIRA ARAUJO

Gostaria de informar ao INEMA, que a localização do furto de madeira da Área de Reserva Legal de minha propriedade, está nas proximidades das coordenadas S 11°56'36.2" W 38°08'44.3" e S 11°57'06.1" W 38°08'36.5". Para tanto, gostaria de receber imagens de vosso monitoramento para que eu possa identificar elementos que estão roubando em minha propriedade. Att.: Xisto
XISTO VIEIRA ARAUJO

Gostaria de informar que a localização do furto de madeira da Área de Reserva Legal de minha propriedade, está nas proximidades das coordenadas S 11°56'36.2" W 38°08'44.3" e S 11°57'06.1" W 38°08'36.5". Para tanto, gostaria de receber imagens de vosso monitoramento para que eu possa identificar elementos que estão roubando em minha propriedade. Att.: Xisto
XISTO VIEIRA ARAUJO

Gostaria de saber se o INEMA tem como ceder imagens de minha propriedade, dos dias 06 a 13 de maio de 2016, para que eu possa identificar alguns elementos que estão roubando madeira na área de reserva legal. Att.: Xisto Vieira Araújo
XISTO VIEIRA ARAUJO

OS INDIOS,QUEREM AS TERRAS P ISSO DESMATAR O RESTO QUE TEM.


quem roba tem parceria com esse indios vagabundos que vendem gamelas na beira da br ou essas gamelas sao de eucalipitos conta outra
revoltado

METE BALA NESSES LADROES E DEIXA ELES EMTERRADO AI NA MATA.BANDIDO FAZ ASSIM C ELES.
AMIGO

SR. LINDOMAR, SE ARME E PASSA FOGO NESTES BANDIDOS, BRANCOS OU ÍNDIO, NÍNGUEM PODE INVADIR A PROPRIEDADE DE UMA PESSOA PARA ROUBAR. MATE E ENTERRE NA MATA MESMO.
ANTISOCIAL

Se indio fosse tao bom como eles se sentem nao teriam perdidos as terras pros colonizadores de cabral, agora depois de tantos anos querem as terras de volta, trabalhar que e bom ninguem quer depois das terras prontas produzindo eles querem elas vao plantar nas que vcs tem que vc tb produzem do mesmo jeito das outras terras visinhas
itabela

kd que o ibama não aparece para coibir estas ações.... se fosse os proprietários que estivessem fazendo este desmatamento, rapidinho apareceria ibama/meio ambiente//policia// e outras coisas mais. quem, menos manda e tem direito são os proprietários.
sem noção

policia,fica atenta! aqueles jovens, que morrerão na mata da palmares,estavão furtando madeira lá,este bando tem mais gente,será que não teve briga entre eles? a resposta pode estar ai do crime.
no

Sempre denunciei , desmatamento , e nucna fui ouvido, tai agora , fazenda de Tarcio, na estrada do queimado indo pra trancoso , na beira do rio dos frades, derrubou tudo , a mata toda e fez , pasto , e IBAMA , nunca fez nada, e nem vai fazer , pq? RICO .Caçadores de Queimado, vivem de caça ( tatu, paca, capivara) IBAMA sabe , e nao faz nada, nao trabalham , e vivem de caça.
Ibama = NADA

Vc Maria é que tem que tomar vergonha , será que vc é índia? Pra falar estas coisas. Pois tirar madeira nativa é crime.Ou só os índios podem tirar madeira nativa?
itabelense

vc Maria deveria tomas e vergonha na cara apesar de não ter, pois será que vc não é índia? Para falar essas coisas. Tirar madeira verde é crime.
itabelense

Vai tudo virar gamela e colher de pau e ser vendido na beira da estrada, só o IBAMA não vê isso!
!!!!!!!!

Esse Lindomar, deve tomar vergonha na cara e cuidar da vida dele e deixar os indígenas em paz por que ele estar tomando as dores dos outros e esse fofoqueiro de quinta,as madeiras desse local que tirou tudo e destruiu as matas foram os grandes agropecuarista da região desde quando o governo passou as posse das terras indígenas para eles, e só agora esses irresponsável se sente um preservador ambiental.
maria eduarda