Roubo de gado se torna frequente, no sul da Bahia, já são mais de 1.300 animais roubados.

redação - 26/04/2015 - 06:07


Os frequentes roubos de gado que já somam mais de 1.300 animais levados no último ano preocupam pecuaristas do sul da Bahia. Em algumas propriedades, os prejuízos ultrapassam os R$ 2.000.000,00. É o que mostrou uma reportagem da Band Salvador.

De acordo com as vítimas, desde que se iniciaram as invasões de terras na região começaram também os roubos de gado. Para os donos das propriedades que sofreram ataques dos bandidos, para os ladrões não tem escolha, eles levam gado de corte e vacas de leite e até bezerros mamando.

As propriedades que tiveram animais roubados ficam nos município de Itabela, Itamaraju e Porto Seguro. Uma das mais atingidas foi à fazenda Brasília, localizada no território de Porto Seguro. Dono da fazenda apresenta uma conta de mais de 900 cabeças, com um prejuízo estimado em dois milhões de Reais.

Outra propriedade que teve uma grande quantidade de animais roubados fica no município de Itamaraju e pertencem ao casal, Jonas e Leoni Marim, eles contam  que foram roubados três vezes, da última vez os bandidos roubaram 30 vacas de leite.

Para o gerente da fazenda Brasília, Francisco Machado Portela, o plantel roubado na propriedade, estimado em 2,5 milhões de reais, são resultados de mais de 20 anos de pesquisa genética. “Mesmo que reponha os animas vai levar anos para apurar uma raça que já existia na propriedade e foram roubados”, disse.

Os casos de roubos de gado foram registrados nas delegacias, de Itabela, Porto Seguro e Eunápolis, mas, até agora quatro meses depois, ninguém foi preso.

Em algumas delegacias a exemplo de Itabela, a situação é desfavorável para investigar este tipo de crime, faltam veículos e contingente policial. A situação de Itabela não é nada muito diferente de outras delegacias. Os produtores reclamam que registraram as ocorrências, mas nada foi feito ate agora.

A policia militar do 4º pelotão de Itabela investigou como o gado desperecia  das propriedades tão rapidamente. Em janeiro de 2015 descobriu um curral  feito de madeira e fios de arame, em meio um matagal na região de São João do Monte “Motinho” povoado de Itabela. A policia suspeita que ali foi embarcado em caminhões boa parte do gado roubado,  tomando rumo  ignorado.

Outro produtor contou que teve três novilhas da raça leiteira roubadas. Os animais segundo ele, foram abatidos na própria propriedade.

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



isso e propiá jbs
.....

Todo mundo no montinho sabe quem são os ladrões, pelo menos os que moram lá e a turma que vive infiltrada nas aldeias, ditos indios, etc. A polícia não pega por que não quer. E tem vagabundo aí reclamando da acusação aos indios, que na verdade ta roubando junto e tentando disconversar.
O montinho sabe!

nao tem roubo nenhum os fazendeiros tao falando isso é pra sujar a imagem doS INDIOS eu sei que os fazendeiros levou o gado pra outros estados e fizeram isso pra se fazer de vitma assim a justiça nao ficariA DO LADO DOS INDIOS NAS REENTEGRAÇAO DE POSSE FALO MESMO PQ NAO SOU BAÚ PRA GUARDAR SEGREDO!!!


r pegou no ovo do leitor kkkkkk Indio faz porra nenhuma


a esse besta do montinho que fica falando que foi índio! toma cuidado com as palavras ao falar merda... tomara que vc veja isso, pq graças ao indigenas vc sobreviveu e sobrevive até hoje otario!!
leitor

Isso vem ocorrendo a Muito tempo será que a polícia de Itabela libertou o ladrão que vinha atuando na região?? Lembro q ele Foi preço a 3anos atrais talvez esse individuo. Tenha informacao concretas


olha estou pasma com isso,mil e trezentas cabeça de animais roubados e ninguém sabe de nada,tem coisa ai
Moradora

gente que absurdo isso, leva anos trabalhando duro para vagabundos chegar e levar tudo com se fosse deles
Marta

este roubo de gado tem envolvimentos ate de gente com terra ai na região te que ser investigado com urgencia
valdenor

Esses bandidos é doutorado em roubar gado enquanto os fazendeiros não matar euns indios ladrão não vai parar de roubar
montinho