EUNÁPOLIS- UPA que custou milhões e nunca funcionou é alvo de denúncia de Cordélia Torres.

Giro de Noticias - 12/07/2020 - 10:12


A pré-candidata a prefeita Cordélia Torres denúncia obra de uma Unidade de Pronto Atendimento em Eunápolis, no bairro Rosa Neto. A UPA atenderia a população de dois bairros no município. Ela foi iniciada em 2006 e no decorrer dos anos foi parcialmente concluída e semi-equipada, mas mais de quatorze anos depois, nenhum paciente passou por lá.

A prefeitura alega que a unidade não está funcionando porque o repasse do governo federal foi insuficiente para manter os serviços na unidade. No começo de janeiro de 2018 a gestão informou que iria concluir a UPA para que pudesse funcionar, passados dois anos e nada aconteceu.

A pré-candidata em um vídeo gravado no local, pede que a população vai ao local e cobre da gestão pública municipal o funcionamento da unidade de saúde. "Queremos saber qual o tamanho do prejuízo aos cofres públicos, porque o município não concluiu essa tão importante obra e qual a destinação que será dada para esse prédio público, uma vez que a comunidade está desassistida na área da saúde ", disse Cordélia.O prédio já apresenta sinais de abandono, com infiltrações e goteiras. A obra foi feita no governo de Robério Oliveira e passou os oito anos do primeiro mandato, mais quatro anos do ex-prefeito Neto Guerrieri e mais quatro anos do segundo mandato do atual prefeito Robério, sem destino certo.

Quem mora na região se incomoda com a situação. "Moro aqui há mais de 20 anos, vi começar e não terminar isso aqui [o prédio]. Está aí acabando", comentou uma dona de casa

Para Cordelia Torres "A administração precisa ser regida pelo princípio da continuidade. Não é porque uma obra foi iniciada em uma gestão ela não irá ser concluída ou posta em prática na outra gestão. Porque se não existe um desvio de dinheiro, uma falta de planejamento e prejuízo ao erário", disse a pré-candidata.

De acordo com pessoas que moram na região, o imóvel em que está sendo construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Eunápolis, está sendo utilizado por moradores de rua, usuários de drogas e muitos insetos. A unidade começou a ser construída no bairro Rosa Neto, mas atualmente a obra está parada e com sinais de abandono. Lixo e mato ao redor do imóvel comprovam isto.

Informações obtidas pela redação do Giro de Notícias, a princípio este prédio seria o mini hospital, inclusive com a doação de R$ 500.00.00, pela Câmara de Vereador de Eunápolis. Anos após, saio o lançamento da UPA-Unidade de Pronto Atendimento, com recursos do Governo Federal, dinheiro destinados para a construção e a compra de equipamentos, 14 anos depois o que se ver é uma construção deteriorada, cheio de mato e os equipamentos sumiram.

"Esse prédio só está servindo para os bandidos, para fazer motel aí dentro. Não está servindo de nada à comunidade", lamentou o aposentado José Sobrinho. A falta da unidade de saúde no bairro só traz prejuízos para nós moradores”, concluiu.

O mais incrível que mesmo vivendo um momento impar desta pandemia do novo covid-19, um prédio desta magnitude continua deteriorando e a prefeitura alugando prédio para o combate da doença.

A Redação do Giro de Notícias deixa o espaço aberto para que a prefeitura informe o que será feito com o prédio da UPA, se vai se tornar um centro de atendimento ou vai continuar sendo abrigo de insetos, atos de vandalismo e para o uso de usuários de drogas.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Não tar proibido fazer campanha eleitoral devido a epidemia
Novidade