Hospital municipal de Itabela pertencente a Associação São Francisco pode ir a Leilão

- 12/09/2014 - 05:27


O Hospital Municipal de Itabela, com instalações inauguradas 1992, pertence a Associação São Francisco de Assis, e desde o ano 2000 foi firmado um contrato entre essa entidade e a Secretaria Municipal de Secretaria municipal da Saúde para gestão e operacionalização das atividades e serviços desde 2000, com atendimento total dos serviços disponibilizados pelo SUS.

Desde que assumiu o Hospital, a Associação, recebeu repasses financeiros da Secretaria Municipal de Saúde e focou na busca de licenças de funcionamento, aquisição e instalação dos sistemas de informação e contratação das equipes médicas e de Enfermagem. Esses investimentos iniciais realizados na área assistencial permitiu que a associação tivesse o vínculo empregatício com servidores do Hospital.

Mas a notícia para a população não é das melhores, isso porque o Hospital Frei Ricardo, única unidade hospitalar em funcionamento no município de Itabela pode ir a leilão, caso não haja um investidor que pague antigas dívidas trabalhistas da instituição, contraídas na gestão da Associação São Francisco de Assis. A informação foi confirmada pelo Advogado Dr. Apóstolo e que acompanhou o processo e obteve cópia do Ofício assinado pelo Juiz da Vara do Trabalho de Eunápolis, Dr. Jeferson de Castro Almeida que determina a averbação da construção das instalações do Hospital para juntada nos autos da Penhora já ocorrida em 25 de julho de 2013.

A unidade esta alugada para o Município e Itabela há mais de seis anos e poderá ir a leilão para quitar débito trabalhista em face da ação movida por duas servidoras,  Jaqueline de Wilson Fernandes de Jesus e Virginia Helena Vlan de Castro que representa os demais servidores, entraram na justiça para receber salários não pagos pela associação. A Justiça, então, determinou que a associação do hospital, pagassem as reclamantes, o que não aconteceu. Diante dos fatos, o Juiz da Vara do Trabalho de Eunápolis, Dr. Jeferson de Castro Almeida que determinou a penhora do prédio, o que foi cumprido em ocorrida em 25 de julho de 2013. Recentemente, novo despacho do Magistrado, determina ao Cartório do Registro de Imóveis de Itabela a averbação da construção das instalações do Hospital para juntada nos autos.

Assim foi a administração do senhor, Ionan  Galo, à frente da Associação São Francisco de Assis. Uma época marcada pela falta de direção, os salários dos médicos e as contas dos fornecedores não eram pagos em dia. Estima-se que a dívida trabalhista corrigida chega a R$ ______mil reais. Ninguém mais queria  trabalhar no referido hospital, seja pela falta de pagamento ou pela falta de estrutura e, desde esse período a entidade vem sofrendo com dificuldades  financeira, não pela falta de recursos e sim pela péssima administração.

Apesar da dívida deixada pela gestão anterior, de responsabilidade da Associação, equivalente a R$ 150.000,00, os serviços do Hospital Frei Ricardo estão funcionando normalmente, sob a gestão atual da Secretaria e Saúde Municipal.

O Hospital está alugado para o Município ao valor mensal de sete mil e quinhentos reais, sendo que RS 3.500,00 são deduzidos em face das reformas e obras feitas nas instalações. Além do Hospital, outros prédios pertencentes a essa entidade que também estão alugados ao Município.

“Não é do nosso interesse que o hospital feche. Ele atende todas a regiões do Município de Itabela e hoje serve como referência aqui. Estamos prontos para negociar com a Associação, mas só vamos fazer isso quando a Diretoria que responda pela entidade estiver disposta a passar o Hospital para a Prefeitura.”, salientou o prefeito.

Situação semelhante ocorreu em 2007, quando cerca de vinte casas localizadas no bairro da bacia, pertencente esta mesma associação foram a leilão e arrematadas em seguida, pela prefeitura municipal, na administração do então prefeito da época Junior Dapé.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Verdade! O problems da capreni quase 30 milhões.... fora os contratos e nomeados que o dinheiro não é repassado para o Inês. Espero que publique.... o povo deve saber também... é a plb o que fez para os funcionários.... nada....


na verdade nossa cidade esta sendo depenada.por um monte de lobos na pele de carneiros. So tem maracutaias se o ministerio publico investigar afundo nossos politicos são poucos que se salvam.
Itabalence

Também com um indivíduo da estirpe de Yonan na direção, nada de bom se pode esperar. O povo de Itabela precisa se indignar e expulsar esse indivíduo daqui, pois ele só faz causar mal a todos que tem o desprazer de cruzar seu caminho.
Carlos Panhossi

apenas duas perguntas: 1 -> o que fizeram com o hospital São Lucas? se ainda existisse não era preciso alugar hospital particular; 2 -> só tem um hospital? mas já inauguram o hospital regional ou policlinica pelo menos umas três vezes
vou comentar de novo para ver se vcs publicam

e melhor leiloar do que deixa na mao deste ladrao do ionan.que comeu todo recurso.da assosiacao.poe este molegue na cadeia
morador

tem gente que se faz de desentendida, a matéria fala da associação São Francisco e não da prefeitura.burros
Moradora

Esta associação quer vender ate as casas que o frei Ricardo deu pra nos aqui no bairro irmã dulce..... O que vocês esperam
indiguinado

A população não pode ser punida mais uma vez pela in responsabilidade de pessoas de má fé que gastam o dinheiro a toa... Não podemos ficar sem hospital.
roberta

isso é uma vergonha para o governo municipal, afinal cade o hospital do município? resposta: não tem! usam o hospital da associação, e nem constrói um hospital na cidade


TEM QUE ACABAR MESMO PORCARIA NAO TEM NADA QUE PRESTA NESTE LOCAL.


Engraçado, e quando a prefeitura e colocada na justiça pelo trabalhador para receber seus direitos, e ai como fica! A prefeitura poderia ser Leiloada também,deveria ter justiça pra isso!
did

ponto positivo para as autoridades políticas de itabela, o regional nao vale nada, agora nao vamos ter nem um hospital de urgência e emergência
mn