Reunião discute a criação do Matadouro frigorífico do Município de Itabela.

redação - 24/11/2007 - 07:40


Na tarde da última quarta-feira (22/04), aconteceu uma reunião, com todos os segmentos de carnes do Município de Itabela. O evento que foi realizado na Câmara de vereadores em parceria com a ADAB, Vigilância Sanitária e as secretarias de saúde, Administração, Meio a Ambiente, Agricultura, CDL e Associação dos Açougueiros, foi um grande passo com ideias e ações voltadas para a criação do matadouro frigorífico de Itabela.

Uma  ação discutida na reunião, foi o projeto do Matadouro Frigorífico de Itabela, a elaboração do projeto,  ficou a cargo da ADAB a será entregue a associação nos próximos dias. Outras ações discutidas, esta o projeto do (SIM) Selo de Inspeção Mundial e o abate do gado de Itabela que esta sendo realizado em Ilhéus, quase e 300 km distante. Na reunião ficou acertado que o bate será feito em Eunápolis, assim que  frigorifico voltar a funcionar.

Na reunião também foi debatido com empresário e Presidente da CDL de Itabela, Nivaldo Brandão e outros comerciantes, a criação de uma cooperativa para gerir o projeto para a construção do Matadouro Frigorífico. O local escolhido para a construção já existem. A área foi vistoriada pela ADAB, pela Vigilância e outros órgãos envolvidos no projeto, todos aprovaram a ideia e o local.

Durante o encontro, que durou cerca de duas horas, o Vereador Alencar da Rádio que havia solicitado a reunião, expôs aos representantes da ADAB e outros que é preciso que o órgão interfira e apresente um projeto de construção do matadouro com urgência, assim buscando definitivamente sanar os problemas de segmentos de carne no município e região que dura a mais de 20 anos.

“Queremos buscas soluções para o matadouro, mas defendemos que seja construído em Itabela. Com o feito do comprimento da Lei pelo Ministério Público que proíbe o abate em matadouro a exemplo do que existe em Monte Pascoal, os problemas foram ainda piores. O que pode acontecer, é que muitos trabalhadores de carnes vão ter que abandonar o comércio de carne onde trabalham há anos, por falta de um lugar para abater seus animais, com isso, a tendência é aumentar ainda mais o desemprego. Então, queremos buscar revolver esse problema com os órgãos competentes”, enfatizou o vereador.

O Gerente da ADAB Cláudio da Fonseca concluiu que vai se empenhar para buscar junto a outros órgãos do Estado um projeto de um frigorífico que atenda as demandas dos municípios de Itabela e Guaratinga. Ele avaliou bem a reunião e disse que este é o caminho para buscar resolver os problemas em relação ao segmento de carnes através de um projeto, apontando soluções para os problemas detectados.  “E que poderá contar com a presença do órgão, além de outros envolvidos neste segmento”, concluiu o Gerente.

Com isso, a Prefeitura e o Estado podem firmar parceria com o projeto. O intuito dos evolvidos é de buscar soluções para os problemas detectados com prazos estabelecidos. Para isso, os órgãos envolvidos estudaram a criação de uma comissão para discutir o assunto junto aos órgãos competentes.

Na reunião estiverem presentes: o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Agrário, Adair dos Santos; O Secretario de Meio Ambiente, Pedro Paulo Pianizolli; o representante do Legislativo Alencar da Rádio, José Carlos Silva, Presidente da Associação dos Açougueiros; Presidente da CDL, Nivaldo Brandão; a coordenadora de Vigilância Sanitária de Itabela, Micheli do Vale, Cláudio da Fonseca, Gerente da ADAB e dos Secretários, Samuel Simões (Administração) e Lúcio de Oliveira França (Saúde). Além dos fiscais da Adab, Epaminondas Peixoto, André Pereira da Silva, o auxiliar do órgão Eurides da Cunha e dos empresários, Elizielm Brandão Ribeiro Mendes e da categoria afetada Advaldo Santos.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



alencar purque o senhor indica as coisas e esse ricardo não indica nada, sera purque ele é parente dos francisquetus ? eu arrenpendi acompanha esse ricardo faz nada.to fora.
jovem

so nao podem e arquivar este projeto vamo trabalhar meu povo
alguem de itabela

So ñ pega porque ñ ke Elis estão continua matando toda semana!! enquanto uns sai daquele pra Ilhéus para trabalhar de maneira certa outros tão nem aí acorda fiscalização pobre.
yyy

O DIFICIL E O LOCAL JA TEM E VCS AUTORIDADES ESTAO ESPERANDO Ok EM
NA MORAL

TEM QUE LIBERA MESMO,O MATADOURO P ITABELA PORQUE A MATANÇA CLANDESTINA CONTINUA DO MESMO JEITO.UNS CoNPRANDO DO FRIGORIFICO E O RESTO MATANDO A NOITE SE QUIZER PEGAR E SO VIM VA SEXTA A NOITE NO MERCADAO MUNICIPAL E PEGA ELES CGEGANDO COM O GADO OU NO SABADO VISITA OS AÇOGUES AI PERTO E PEDE AS NOTAS DO GADO.ACORDA VIGILANCIA