Estudantes tiveram dificuldades para fazer inscrição no Fies e agora com o financiamento.

redação - 24/07/2015 - 06:33


Estudantes que buscaram firmar novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) enfrentam uma odisseia para conseguir finalizar as etapas de inscrição e agora está enfrentado outro problema, o financiamento. O SisFies, sistema informatizado do Fundo, acetou  cadastros feitos até o dia 30 de abril, porém muitos estudantes tiveram problemas para concluir o cadastro, depois de feito, agora não consegue o financiamento tão prometido pela Presidenta Dilma, durante os debates de campanha na TV.

O entrave mais mencionado por estudantes foi  o temido “Erro M321”, que aparecia na “etapa três” do cadastro, na qual o candidato deveria informar o curso, a instituição e o local onde estava matriculado, além dos termos relacionados ao financiamento. O aviso diz: “Limite de vagas para esse Campus/IES esgotado”, no entanto, ao contatar as universidades, os estudantes eram informados de que havia as vagas, sim.

Outra reclamação na hora de fazer o cadastro e de que o sistema Sisfies ficava frequentemente fora do ar e sofrido instabilidades e lentidão, recusado pedidos de financiamento sem explicação e apresentado mensagens de erro de difícil compreensão para os estudantes. “O resultado disto é que o acesso ao financiamento oficial do governo para milhares de alunos foi limitado”, diz o comunicado.

Outro problema bastante relatado por estudantes que tentam concluir o cadastro no SisFies é o M315, da última etapa. O aviso diz: “Limite financeiro da instituição de ensino está esgotado”, e informa que irá encaminhar uma mensagem SMS quando a instituição de ensino disponibilizar um novo limite financeiro.

Estudantes que buscam o financiamento do governo para cursos de graduação em faculdades particulares reclamam da dificuldade em acessar o sistema online do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no site sisfiesportal.mec.gov.br. O sistema ainda não foi reaberto para novos contratos e tem dificuldades de ser acessado.

O Fies paga de 50% a 100% da mensalidade de faculdades particulares, dependendo da renda da família. Os pedidos ao programa de financiamento podem ser feitos em qualquer época do ano.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/