Prefeito veta Plano de Carreira e Estatuto dos Servidores da Educação em Itabela

redação - 26/07/2016 - 07:38


Na manhã de segunda-feira, 11 de julho, a prefeitura Municipal de Itabela emitiu Mensagens de  vetos nº 01 e nº 02,  de 2016,  apostos aos Projetos de Leis 003/2016 e 004/2016,  que tratam do Plano de Carreira  do Magistério e Estatuto dos Servidores em Educação do Município, conforme publicação no Diário Oficial do Município, em 21 de julho de 2016.

O prefeito Paulo Ernesto Pessanha da Silva havia encaminhado os Projetos ao Poder Legislativo no mês de junho de 2016 e esses foram votados e aprovados por unanimidade pelos 10  vereadores presentes, em Sessão Extraordinária ocorrida no ultimo dia 30 de junho. As matérias, referentes ao Estatuto dos Servidores  e o Plano de Carreira, Cargos  e Remuneração dos Profissionais do Magistério foi amplamente discutido pela comissão da Educação e da Câmara Municipal.

Nas mensagens de o vetos,  o prefeito explica que a emenda aditiva do Poder Legislativo, que acrescentou o art. 123 e parágrafos, suscitou questão indevidamente desprezada quando do envio da proposta, atinente a necessidade de adequação da mesma a previa observância dos vetores normativos constantes dos arts. 16 e 17 da LC 101/00.

Para o vereador e defensor dos projetos, José Alencar Arrabal, “estes projetos tiveram muitos momentos de discussões, foram dois anos de elaboração e quase seis meses aos cuidados da Procuradoria Geral do Munícipio, na pessoa do Dr. Eduardo Ramos Cerqueira. Para o vereador, o  argumento principal dos vetos, deixa duvidas, alega  a inconstitucionalidade da emenda do Poder Legislativo, e veta o projeto por inteiro, disse o parlamentar.

“Queremos ampliar o diálogo juntos aos vereadores e derrubar os vetos,  e para que isso aconteça, as partes interessadas, Sindicato da Categoria, Comissões Técnicas serão convocadas para debater os vetos na primeira oportunidade após o recesso legislativo”.

Ainda no entendimento do Parlamentar, “o veto teve como restrição principal as emendas aprovadas e incorporadas ao Projeto, as quais indicavam a necessidade de adequação do Município aos limites constitucionais e legais para gastos com pessoal previstos na LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal. Não justificou o gestor em sua mensagem, se nos projetos em questão, haviam dispositivos ilegais e não apresentou  razões para o veto total a esses, que por sua vez foram de iniciativa  do próprio Poder Executivo”.

Os servidores estão revoltados porque, com os vetos, são prejudicados e abdicados tacitamente de duas leis que tratam do Plano de Carreira e Estatuto do Magistério por conta de omissões da assessoria técnica da Prefeitura que não incorporou às propostas originais os estudos de impactos financeiros e orçamentários e, quando a Câmara define que a eficácia da Lei fica condicionada ao atendimento desses requisitos, usam-se as emendas corretivas para condenar na integra os projetos.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



ISSO TUDO É PORQUE O GESTOR JÁ ESTÁ VETADO PELA LEI. Ñ PODERÁ CONTINUAR CORROMPENDO, O SEJA, ROENDO O MUNICÍPIO


Júnior Dapé já foi...
EDUCADORA

LEMBRA DA TOCHA, POIS É, ELE ENGANOU TODOS PARA NÃO HAVER PARALISAÇÃO NA BR NA PASSAGEM DA TOCHA AQUI NA BR, ENGANOU A TODOS. TOMA PAQUETA.
MORADOR

OLHA, JA FALEI E FALO OUTRAS VEZES, JUNIOR DAPE NAO GOSTA NEM UM POUCO DO POVO NEM DA CIDADE DE ITABELA, LUCIO FRANÇA É OUTRO QUE FAZ QUESTAO DE MOSTRAR QUE É DO O MESMO JEITO, FALSO FALSO FALSO FALSO FALSO FALSO NO MUUUUUUUUUUUUDO!!!!!!
SERGIO

obrigado paqueta veta tudo ate o meu voto em voce depois
ja foi

Claro ele não ganha mais nada. so que levar


Fora Junir Dape, ninguem te suporta mais.


Isso estar me cheirando carta marcada, por exemplo eu veto e vc da discurso dizendo que irá aprovar ai os professores vota em vc.
ITABELENSE

sueli e leleu pra melhorar itabela vamos meu povo
monte pascoal

Eu acredito muito em Alencar e confio que Junior Dapé vai aprovar este projeto. Vamos a luta Alencar.
Diana Arrego

A nova prefeita aprovará!


O novo prefeito aprovara conseteza