Secretaria de Educação homologa relação de diretores eleitos pela comunidade escolar de Itabela.

redação - 01/12/2016 - 13:31


A prefeitura de Itabela, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer concluiu o processo de escolha de diretores escolares para o biênio 2017/2018. O resultado oficial homologando todos os nomes está publicado na edição do Diário Oficial do Município de 28 de novembro de 2016. Doze escolas terão novos gestores eleitos pela comunidade escolar a partir do próximo ano.

Participaram do pleito realizado na segunda-feira (21), professores, servidores lotados nas unidades, pais e responsáveis, como também alunos do 6º ao 9º ano. O secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Paulo Carvalho, avalia que a escolha foi marcada pela tranquilidade, transparência e pela intensa participação da comunidade. “Houve casos em que três votos fizeram a diferença para eleger determinado diretor. Isso é a prova de que a comunidade daquela escola entendeu a importância em participar do processo de escolha do diretor e compareceu para votar” comenta o secretario.

Dos 12 eleitos, 11 são para direção dos Centros de Educação das unidades urbanas e um para as unidades do campo.

A rede municipal é formada por 15 unidades e somente 12 tiveram eleições diretas no dia 21/11. Das três restantes duas não participaram do pleito e uma não atingiu o quórum  eleitoral. As duas escolas que não participaram do processo eleitora escolar se deu ou por falta de candidatos ou por não preencherem critérios estabelecidos na lei.

Nesses casos, haverá a indicação de um professor (formação superior como todos os demais eleitos) por parte da Secretaria e com o aval do Executivo municipal, em 2017.

O processo de eleição direta cumpriu o dispositivo da Lei Municipal votada pela Câmara de Vereadores que aprovou durante sessão extraordinária no dia 22 junho de 2016, o projeto de lei que dispõe sobre eleição para escolher os diretores e vice-diretores das escolas da Rede Pública Municipal. Esta matéria foi proposta pela Prefeitura de Itabela.

Como pontuou o secretário, a transparência e a lisura da eleição foram garantidas por uma comissão central formada por técnicos da Secretaria. “Além disso, cada unidade escolar constituiu sua comissão interna que ficou responsável pela autenticidade dos resultados. Cada escola recebeu no dia da votação o acompanhamento de um técnico da secretaria para legitimação do pleito”.

O secretário destaca ainda que a eleição direta é uma conquista da categoria e que faz parte da necessidade de democratização do ensino público.

Veja os Eleitos.

Para o Colégio Municipal de Itabela foi eleita a Professora  Ingrid Richelly Brandão Mendes de Oliveira (Diretora); - Prof. Arlete Santos Ferreira. Adelzuita Maria de Jesus Silva e Gilcéia Santos de Souza: (Vices)

Na Escola Municipal João Batista de Oliveira, foi eleita Professora  Patrícia Moreira Menezes Ribeiro (Diretora); Prof.  Luciene Pereira de Souza Trivelin e Ricardo Ferreira de Souza (Vices)

Colégio Municipal Archimedes Ernesto da Silva a Professora Magda Lucia Moreira Céo  foi eleita Diretor. Margarete Correia da Silva e Vanuza Pereira de Sá Santos (Vices).

Escola Municipal Frei Ricardo a Professora Ana Claudia Maria de Jesus Almeida Carvalho  foi eleita Diretora. As  Professoras  Irene Marcelino Almeida Santos e Solange Jesus Neves (Vices)

Escola Municipal Lucio Ferreira: Pref. Rosely Moreira Alves (Diretora);  Prof. Alessandra Ferreira dos Santos, Celso Soares da Silva e Reinaldo Oliveira Lima (Vices)

Colégio Luiz Eduardo Magalhães a  Professora Simone Mara Borges foi eleita Diretora. Aracelle Souza Santos , Ana Lúcia Zanoni Pianizoli e Maria D´Ajuda dos Santos Oliveira  (Vices)

A Escola de 1º Grau Maria D´Ajuda Silva vieira o Professor Josmary Gomes dos Santos foi eleito Diretor. Vera Lúcia Morreria da Silva, Regiane Ribeiro dos Santos e Ronivon Barreto dos Santos (Vices)

Colégio Manoel Ribeiro Carneiro foi eleita a Professora Mariana Braz de Souza para Diretor e as  professoras,  Admeire Rodrigues Covre, Gladys Portela Ramos Matos  e Adeangela Venseslau Lima (Vices)

Escola Professora Emília Monteiro Rodrigues Eliandro Paiva do Nascimento foi eleito Diretor e as professoras Ivanete Reis dos Santos e Maria Aparecida Bunin da Silva Vices.

Chapa 1: Colégio Carlos Alberto Parracho a  Professora  Cristiane Cruz Damascena da Silva  foi eleita Diretora e as  professoras Marcia Bunin da Silva e Maria Anita Fernandes Garcia vices.

Educação do Campo, foi eleita a Professora  Erlândia Pereira Sebastião Diretora e as professoras Sonia Carvalho dos Santos e  Sandra da Hora Coelho eleitas como vices.

A administrar a Creche Jovina Batista  foi eleita a Professora, Vanete Ribeiro dos santos Diretora e a  professora,  Elenilde Dantas Silva de vice.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



PARABÉNS A TODOS! QUE O SENHOR ESTEJA ILUMINANDO E DIRECIONANDO A TDS PARA A EFETIVAÇÃO DE UM BOM TRABALHO.
MORADORA

E o abdias da jaqueira nao vai ter mudança..... Esta precisando muito