Temer volta atrás e cancela importação de café Robusta

redação - 22/02/2017 - 13:41


O presidente Michel Temer cancelou a importação de café em grão da variedade robusta pelo País. Desde 1902 o Brasil não importava café e os gênios do Ministério da Agricultura resolveram que a hora seria agora. Pior: um milhão de sacas teria tarifa de importação reduzida, uma medida para equiparar com a produção de café do robusta, que é mais forte em estados como Espírito Santo, Rondônia e até no litoral da Bahia.

Durante reunião ontem, o ministro da Secretaria de Governo, o baiano Antônio Imbasshy, apresentou dados da CONAB que indicavam estoques suficientes para abastecer o mercado até a colheita que se avizinha.

Melhor para os brasileiros, que tomam o pior cafezinho do mundo, na maioria das vezes torrado com milho, cevada e, pasmem, casca de café. O Ministro da Agricultura não deveria perder tempo com importações e sim na fiscalização das pequenas torrefações do País.

No Brasil é assim: importa-se quando o preço sobe, o pequeno agricultor quebra e depois resta o desemprego e o enfraquecimento da economia. Por que não criar logo o Ministério da Importação no lugar do Ministério da Agricultura?

O presidente Michel Temer decidiu suspender provisoriamente a importação de café robusta pelo Brasil, informou a Secretaria de Governo da Presidência através de nota ao Notícias Agrícolas. Temer quer agora analisar toda a situação antes de qualquer decisão.

Para Imbassahy, os parlamentares apresentaram dados da Conab apontando que os estados produtores possuem estoques de café suficientes para abastecer o mercado nacional, sendo essa uma medida prejudicial à todos os produtores.

Em reunião com o presidente, segundo nota da Secretaria de Governo, Imbassahy expressou a preocupação dos parlamentares e produtores de café. Temer decidiu então suspender provisoriamente a Portaria para analisar a situação junto aos órgãos competentes.

A autorização de importação, inédita até então na história do Brasil, poderia ser formalizada nesta quarta-feira (22) em reunião na Camex (Câmara de Comércio Exterior), órgão ligado ao Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Levando em conta o pedido do setor produtivo e a demanda da indústria, a proposta do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) era de liberar a importação de um milhão de sacas, com distribuição mensal de 250 mil sacas de fevereiro a maio. Para isso, o café seria incluído na lista de exceção da TEC (Tarifa Externa Comum), até o limite de um milhão de sacas, com alíquota de 2%. Acima desse limite, a alíquota de exportação, que hoje é de 10%, sobe para 35%.

O Presidente Michel Temer, após reunir-se nesta terça-feira (21) com os Ministros Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Marcos Pereira (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), decidiu suspender a medida que autoriza a importação de café verde pelo Brasil.

A Frente Parlamentar do Café agradece este passo fundamental do Governo Brasileiro, fruto de uma sensibilização ampla e democrática promovida por produtores, lideranças, e que ganhou voz junto ao Governo por meio dos parlamentares comprometidos com o setor da produção.

A união de todos fez, mais uma vez, a diferença. Vamos nos manter unidos rumo a uma política efetiva para o café!

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/