Produtor de Itabela investe em técnicas de plantio e produz banana de melhor qualidade; O município é o 2º maior produtor da fruta na Bahia.

Giro de Noticias - 08/07/2017 - 21:06


Produtores de banana no Município de Itabela investem em técnicas de plantio e produz banana de melhor qualidade. Os fruticultores Jair Passamani  e Ronie Pimpinati, dono de 200 hectares de banana na região do distrito de Monte Pascoal, no Município de Itabela, com uma produção de 6 mil  toneladas  ano, buscou um diferencial  no meio dos bananeiros com assessoramento especializado e investiu em técnicas de plantio para que seu produto tivesse mais qualidade e maior produtividade, o que vem dando certo segundo os produtores.

De acordo com o fruticultor Ronie  Pimpinatei, tudo começou  com uma experiências no cultivo em sua  propriedade, denominada  Fazenda Pancada Formosa, que fica 9 quilômetros da BR-101  no município de Itabela e os resultados foram favoráveis. Então, ele plantou 200 hectares e hoje colhe até 30 toneladas de banana a cada ano por hectare, ou seja, produz anualmente 6 mil toneladas de banana.

Segundo o produtor, em sua propriedade não sobra banana, toda a safra produzida já tem destino certo, para  atender  sua  clientela nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. “A demanda é de acordo com a produção, Isso se deve ao fato do nosso produto ter uma boa qualidade, desde quando investimos em técnicas de plantio e buscamos assessoramento profissional, nosso produtos  tem venda garantida ”, disse.

O  senhor Jair conta que não precisou derrubar sequer uma árvore para prosperar com seu bananal. Apenas usou áreas de pastagens  e melhorou o solo, utilizando técnicas agrícolas, e também investiu no sistema de irrigação,com bombas automáticas e sistema de gotejamento em toda área plantada.

Outro cuidado dos produtores  foram com as mudas, onde passam por um processo de limpeza e selecionamento de qualidade. O produtor nos contou que todo o plantou foi feito em um solo melhorado, antes degradado e o resultado foi formidável.

Para os produtores não basta só à escolha do solo adequado para a plantação da bananeira é necessário também um bom preparo da terra para que as plantas absorvam nutrientes e água na quantia necessária para sobressair com qualidade.

Ainda de acordo com os produtores, como toda a área cultivada na propriedade com o plantio de banana era de pastagens e apresentavam  subsolos endurecidos foi necessário  uma subsolagem  mais profundida, para melhorar a infiltração de água, facilitar o aprofundamento das raízes das plantas e também incorporar o adubo aplicado na superfície da terra.

Para obter um bom resultado na produtividade, os produtores fizeram  investimentos também no sistema de água. Bombas automáticas e com o controle na quantidade de água na hora de irrigar, uso automatizado de 20 minutos em media por dia, sistema de reaproveitamento de água nos reservatórios de lavagens dos frutos  e construção de um reservatório com capacidades de 1,5 milhões de litros para o uso diário. 

Na propriedade também foram  construídos dois  grandes açudes que serve apenas para  a contenção de água em meio as áreas de preservação permanente (APP), esses açudes não são usados para irrigação.

Hoje no mundo existem mais de 125 países que se dedicam ao cultivo da banana que faz com que a fruta seja a mais cultivada no mundo, com uma produção anual de 106,5 milhões de toneladas. O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking dos países produtores, colocando sete milhões de toneladas no mercado e respondendo por 6,9% da produção mundial. Segundo a Embrapa, a meta é chegar ao terceiro lugar nos próximos anos. Para isso, os produtores nacionais vêm investindo em melhorias, entre elas a valorização da escolha do solo.

Os indicadores, no entanto, mostram a Bahia em primeiro lugar  como estado mais produtivo da fruta, o município de Itabela aparece como segundo municipio maior produtor da fruta na Bahia, perdendo apenas para o município de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano.

Os donos da fazenda Pancada Formosa  implantam uma grande diversidade  na produção agrícola da propriedade, com 25 hectares usados para a plantação de mamão e 25 hectares de cacau, tendo a banana  como  o principal  produto.

Outro ponto positivo da propriedade é a diferença de quantidade de produção de banana prata por hectares em relação à meta Nacional e Mundial. A quantidade por hectare no Brasil e até 18 toneladas por hectare-ano e 14 toneladas no mundo. Já a banana prata na propriedade citada, produz 30 toneladas por hectare ano.

Com a média de produção anual, em quase o dobro da nacional, o empreendimento em bananas na proporiedade dos fruticultores Jair Passamani  e Ronie Pimpinati gera diretamente 60 empregos, com carteira assinada e dezenas de empregos indiretos, de forma a contribuir efetivamente para o desenvolvimento econômico do Municipio.

Uma exigência da empresa é com a utilização dos EPI's (equipamentos de proteção individual) “você garante a segurança de seus funcionários, prevenindo acidentes comuns, aqui em nossa empresa às principais normas de segurança ao adquirir os EPI's” disse os proprietários.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Trabalho pro meu povo e prisão pros bandido


O que eu mais to gostando de ver é voces pensando que o e burro demaaaais. Parece que nao existe mais violencia em Itabela. Um muleque que mal começou a vida leva tiro na cabeça e o pau quebra, gente é assassinada a pauladas na esquina da delegacia e nada vira noticias nos sites vendidos de itabela e quando vira logo some pra dar espaço pras supostas obras do prefeito. ta ridiculo isso. mais a opiniao do povo ja ta formada. tem gente que quase foi expulso da camera de vereadores, mas vai ser.kkk


PARABÉNS AOS EMPRESÁRIOS QUE ACREDITAM NO POVO TRABALHADOR DE MONTE PASCOAL, INFELIZMENTE É DISTRITO DE ITABELA. INDEPENDÊNCIA OU VOLTA.
LIKOTE

Muito bom ver plantações de frutas em nosso município, gerando empregos. Chega de plantações de eucalipto, que só presta para destruir o solo.
cidadã

Parabéns ai senhor Jair e Ronie, homens de coragem e trabalhadores, graças a vocês Itabela esta nas paginas dos jornais como um grande produtor de banana
Romolo