1ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Itabela para o PPA.

Giro de Noticias - 15/08/2017 - 08:12


O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Itabela com apoio da Prefeitura Municipal, realizou nesta terça-feira (15/08/2017) a 1ª Conferência Municipal de Saúde.O evento foi realizado no Salão da Loja Maçônica, que teve como tema central, “ Planejar para Construir uma Saúde melhor”.

Na abertura do encontro compuseram a mesa de honra, o vice-prefeito Gedalvo Oliveira Matos, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Denair Covre, o Presidente do Poder Legislativo Alex Alves, a Secretária de saúde Wadila Cassiano, representante da Diretoria Regional de Saúde da 8ª Dires Edna Carneiro, Karoline Pimenta,o Assessor especial Ricardo Flauzino que representou o prefeito Luciano Francisqueto, Sectário de agricultura Edgar Moraes Goullart, vereador Alencar da Rádio, secretária de educação, Cristiany Coelho, Secretário de Meio Ambiente Ednardo de Morais, Secretários de Governo, profissionais da saúde, entidades e a participação da sociedade civil.A Conferência Municipal de Saúde é um fórum de debates entre todos os seguimentos da sociedade, com a finalidade de avaliar a situação da saúde do Município, definir e priorizar as propostas para melhorar a qualidade dos serviços em saúde e a formatação do Plano Municipal de Saúde (PMS), para o quadriênio 2018/2021.

A partir da aprovação do novo modelo de repasse de recurso do Sistema Único de Saúde (SUS), os repasses se darão unicamente baseado no Plano Municipal de Saúde. É por meio da Conferência Municipal de Saúde que o gestor pode ouvir a população de forma ampla e organizada, visando à construção de políticas públicas que deverão compor o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual.

A 1ª Conferência Municipal teve início às 8h30min, com o credenciamento e ao decorrer do evento aconteceu à leitura e aprovação do Regime Interno, além de apresentação da rede de serviços e as ações na saúde previstas no plano de governo do município.

Dando seguimento, Edna Carneiro representante do Núcleo Regional de Saúde da 8ª Dires, abordou detalhadamente da Conferencia. Após uma pausa para um Coffe Break, os grupos passaram a discutir e elaborar e votar as propostas de acordo com os subtemas e dimensões.

Os EIXOS abordados pelos grupos foram respectivamente:

EIXO 1: Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde e Acesso e Qualidade na Gestão.

EIXO 2: Atenção Integral à Saúde.

EIXO 3: Valorização do trabalho e educação permanente

Logo após a realização dos trabalhos em grupos, foi realizada a votação das propostas na Plenária Final.

Em seu conteúdo o PMS deve ter a análise de situação de saúde do município, as ações para alcançar objetivos, diretrizes e metas, bem como os respectivos indicadores e a descrição do processo de monitoramento e avaliação.

Definido como instrumento de planejamento em saúde, o PMS está previsto como obrigatório na Portaria nº 2135/13, e se trata de importante ferramenta de gestão, e sua elaboração será orientada pelas necessidades de saúde da população para.

Tal ação possibilita a formulação de diretrizes para as construções de políticas públicas de saúde que deverão compor o Plano Municipal de Saúde de 2018/2021 e o Plano Plurianual (PPA).

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Esse assessor especial quando era vereador não nos representou a altura. Vamos ver agora como assessor especial do prefeito agora ele deve botar pra lá. Grande Assessor.
GILVAN DE MONTE PASCOAL

Quero ver o resultado dessa conferência se vai render bons frutos. Que se for só conversa eu tô cansado. Digo isso devido a dificuldade de transferir pacientes em estado grave. É um tal de dizer que não tem vaga e faço uma pergunta será que é solicitada essas vagas no Luis Eduardo? será que não somos enganados? e ai devo desconfiar?. Passa prefeito e entra prefeito e esse frei ricardo não tem um aparelho. thau e benção.
GILVAN DE MONTE PASCOAL