PREFEITO ANULA ENQUADRAMENTO DOS CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS EM ITABELA.

Giro de Noticias - 22/08/2017 - 06:56


Foi publicado nesta terça-feira (22/08) o decreto 325/2017, que revoga o enquadramento dos cargos e salários dos Servidores Municipais de Itabela. A decisão foi tomada pelo prefeito Luciano Francisqueto a pedido da Secretaria de Educação Christiany Coelho Teixeira Grassi que alega irregularidade no projeto.  

Segundo a Secretaria, um deles infringe o artigo 73, inciso V da Lei 9.504/97 que veda a concessão de vantagens nos três meses anteriores ao pleito até a posse dos eleitos. O projeto também fere a Lei de Responsabilidade Fiscal porque gera aumento de despesa com pessoal sem atender ao limite legal, além dessa despesa ter sido criada nos 180 dias anteriores ao final do mandato do então prefeito. A despesa com pessoal também extrapola o limite prudencial comprovado nos relatórios oficiais do município, e não foi acompanhada da estimativa de impacto orçamentário-financeiro, como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segundo o Decreto também não foi instituída a Comissão de Gestão dos Planos de Carreira dos Servidores do Município de Itabela, previsto em lei, e nem observada à estrutura das matrizes de vencimentos dos cargos de carreira para o enquadramento dos profissionais da educação.

De acordo com o Art. 1º - Ficam revogados os Decretos de números 1031 de 30 de junho 2016 e 1155 de 29 de dezembro 2016.

Art. 2º Determina aos órgãos da Administração Municipal as providencias necessárias ao cumprimento do mesmo.

O Vereador Alencar, ouvido pela reportagem disse que os enquadramentos são necessários e legítimos, pois os servidores são dos concursos de 1991 e 1992, ou  seja, a 26 anos trabalham nesse Município, e nenhum funcionário foi contemplado durante esse período.

De acordo com o Parlamentar a alegação da Secretária de Educação, em relação ao número elevado de professores, não procede, pois no diário Oficial é notório a quantidade de contra turno, o que segundo o Vereador nada mais é, do que, contrato disfarçado.

Em relação aos números de vagas vacantes no Município de Itabela desde 91 e 92, entre professores mortos e aposentados da categoria somam-se  mais de 60 vagas.

O Edil informou também, que a realização da Eleição para Diretores e Vice-Diretores, surgiu mais de 40 vagas reais para o Município.

O Parlamentar alega, que, a revogações dos Decretos caracteriza um retrocesso na plenitude das Leis Municipais, Estaduais e Federais, lamentando profundamente a atitude tomada pelo Prefeito junto com sua cúpula, que ao invés, de buscar valorizar outros profissionais aptos ao desdobramento ou enquadramento, tomam decisões infundadas que só contribuem para reverter benefícios que outrora foram conquistados por esses profissionais.  

Vale salientar, que o Ex-prefeito Paulo Ernesto Pessanha da Silva, responsável pela criação dos decretos que foram revogados na atual gestão, não concorreu à reeleição.

O Vereador informa que vai dar apoio total aos professores prejudicados com essa decisão, orientando-os para impetrar Mandado de Segurança coletivo, para reaver seus direitos, ora usurpados.

1º GRUPO ENQUADRADO NO MUNICÍPIO DE ITABELA FOI NO DIA 30/06/2016

Os primeiros 12 professores do Magistério foram enquadrados, conforme o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e o Estatuto do Magistério Público do Município. Os professores saem do quadro de carga horária de 20h para com carga horária de 40h.

São eles: Clemência Pereira de Morais Neta, Creuza Gonçalves de Souza Cipriano, Edmar Almeida Gobira, Emanuel Souza de Oliveira, Evanda Rubim de Souza Bonatti, Evanilce Maria Souza Oliveira, Isabel Christina Esteves Felipe, Genair Bozetti Costa, Maria Neide Silva Santos Alves, Valci Souza Oliveira, Valtim Rodrigues Lima, Odair José Pereira Silva.

Conforme o decreto que enquadra esses servidores, os mesmos têm maior tempo de serviço no magistério do município, atuam em regime de 40h a mais de 03 anos na atividade de docência, estão em regime de desdobramento desde 2013 e atendem a requisitos previstos em lei.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



porque estão com tanto contrato e deixando os professores de fora, professor se capacita tanto para dar sua vanga para contrato.
Educadora de Itabela

O enquadramento tem que acontecer de forma correta, porque diz que não poderia estar de aula brigou para fica numa vice direção e agora esta na vice direção e dando aula e agora quer ser enquadrada ko tempo todo reclamando que, não aguentava, da aula.
Educadora de Itabela

TUDO ERRADO ATÉ A SENHORINHA QUE E DONA DA RAZAO SABIA QUE O DELA TAVA ERRADO MAS FICOU CALADINHA ELA NE BESTA,
ALGUEM

Um conselho Alencar, não compre briga com o prefeito por causa desse enquadramento, porque a maioria dos professores concordaram com a atitude dele, de querer fazer uma avaliação correta, e não fazer como o antigo gestor que assinou um decreto praticamente no último dia de mandato, para beneficiar os chegados.
professora

Muitos dos que foram enquadrados, realmente tem direito, mas outros entraram de forma arbitrária sim. Então fazendo uma nova revisão dos critérios que devem ser seguidos os que tiveram direito permanecerão, e os que não tiverem, vai dar oportunidade para outros que realmente tem esse direito. Tem gente que sempre dá o jeitinho brasileiro e ainda faz hora da cara dos outros.
Professora

Caro vereador Alencar Arrabal, o senhor fez tanto pelos professores reintegrados do concurso de 1994 e quase não se elegeu, fato que o deixou indignado, sai dessa amigo, escuta o conselho. O senhor deve desconhecer os critérios do Estatuto do Servidor, muitos ai não atendem, há enquadrados ai do concurso de 1998. Qual critério usou? Apadrinhamento? Sejamos coerentes. O levantamento de vagas é bem claro que tem professor sobrando, e que com a queda de numeros de alunos matriculados vai piorar.
desconhecida

É lamentável essa situação a pior coisa é uma classe desunida, pois ao invés de apoiar os colegas que foram enquadrados alguns a todo custo tentaram fazer de tudo para prejudicá-los, talvez porque mesmo sendo analisados os critérios para enquadramento os mesmos não se encaixariam. Vergonha para classe. Mas já que foi feito todo estudo um a um dos critérios para enquadramento que seja revisto a situação dos servidores. Os servidores não deverão pagar pelo descaso dos que aqui já passaram.
Não enquadrado

Finalmente um professor que escreve correto.
Ufa!!!

O que não pode acontecer é perceber que houve irregularidade e fazer de conta que não aconteceu sei que temos colegas que não merecem estar passando por isso, por ter ser parte dos educadores efetivos mais antigos, enquanto outros que se dizem críticos, compactuaram com o erro passando na frente de quem pediu o enquadramento primeiro, sem nem ao menos ter mudado de nível, então está correto, tem que ser revisto mesmo. Professor não pode contribuir ou tirar proveito do erro. Vamos fazer o certo.
Professora

Eu comungo da ideia, de que se houve irregularidade, deve sim ser analisado sem prejudicar necessariamente os que atendem os critérios.Como uma formadora de opinião não devemos compactuar com o erro e sim desmistificar, para que não ocorra em outras gestões.É chato é mas quem se considera enquadrado que está nesta lista, creio eu, que Leitura de textos relacionando-os as suas condições de produção, de circulação e de recepção não precisa se preocupar, situações procedentes serão analisadas.
Professora

Senhores vereadores e senhora vereadora tomem uma atitude ou o senhores vereadores e senhora vereadora serão conivente com a situação é vão se calar e tampa os olhos. Os eleitores estão vendo e darão o troco começando agora para campanha de deputado senadores e presidente. É depois dará o troco na campanha de vereadores e Prefeito Vocês tem que defender é o povo os eleitores que votaram nos senhores e senhora para vereador. Pois quem defende o prefeito é obras e melhorias para a cidade. Vocês são os fiscal do povo.
Neopotismo vereadores

Senhores vereadores e senhora vereadora tomem uma atitude ou o senhores vereadores e senhora vereadora serão conivente com a situação é vão se calar e tampa os olhos. Os eleitores estão vendo e darão o troco começando agora para campanha de deputado senadores e presidente. É depois dará o troco na campanha de vereadores e Prefeito Vocês tem que defender é o povo os eleitores que votaram nos senhores e senhora para vereador. Pois quem defende o prefeito é obras e melhorias para a cidade. Vocês são os fiscal do povo.
Neopotismo vereadores

Isso é um absurdo direitos sendo lesados, onde nós vamos parar com os próprios educadores brincando de educar...educar é educar.
Joãozinho

Eu lamento muito pelo acontecido, mas o enquadramento deve sim ser revisto, há muitas irregularidades. A maioria dos professores criticavam esse enquadramento autorizado da noite pro dia. Parabéns Christiany, espero mesmo que seja justa, enquadre quem merece e que quem não atende os requisitos necessários deve perder mesmo. O que precisa analisar agora é o grande numero de substituições e atestados. Prefeito é preciso analisar os atestados. Professor só fica são quando vai aposentar.
Professora

Em si falando de educação, Itabela é uma vergonha. O professor passa o ano todo com 20hs, colocando substituto,dando atestado a torto e a direito, quando está perto de aposentar, quem dava muito atestado rapidinho fica bom e quer enquadrar ou desdobrar para aposentar com enquadramento e ou desdobramento. Não é o caso de muitos ai que merecem sim o enquadramento e a situação deve ser revista. Parabéns a Secretária que está fazendo o que é correto. So falta agora um bom medico p analisar atestados
Professora

Alencar deixa de ser bobo, todos essis que foi inquadrado irregularmente, nao votou em voc~e, esses professor a maioria fala mal de você, tu vai compra briga por quem anda te detonando nas escolas. Para com isso, muitos desse professor num merece essa briga em vao. Pois o inquadramento tem que ser revisto mesmo, foi errado, fizeram na calada da noite, assim vc ta contribuino com o erro.
Alguem

Alencar, hoje eu te vejo com novos olhos. Te vejo como um parceiro da educação. Mas, no enquadramento tem irregularidades. Tem professores corretos, que trabalham direitinho, mas, outros estão pegando carona. A secretária está correta. Deixa ficar quem está certo.
Minha admiração

Ela deveria ver as Pessoas q nem magisterio tem. E os contratos q ela colocou e perseguindo as pessoas. 4 anos passa.


A decisão da secretária está correta, porque tem pessoas que foram enquadradas e que não deveriam, pois estão fora da sala há muito tempo. Acredito que quando se analisar os enquadramentos errados, vai se perceber que ela agiu corretamente. Tem colegas que estão legais dentro da lei, mas, tem outras erradíssimas!
Correta nossa secretária

Pessoal, o que vimos nesse enquadramento foi muita irregularidade. Claro que tem pessoas que estão corretas, mas tem pessoas ali, que não estão na sala há muito tempo e que foram enquadradas. Está errado! Então, precisa ser enquadrado aqueles que estão corretos. Então, a Secretária está correta. Corrige-se o que está errado, depois enquadra quem de direito é.
Dá a César o que é de César

Eu vi vários comentários de pessoas que se identificaram como professores e percebi porque anularam o enquadramento. Se os professores não sabem nem escrever, imagine dar aula. Vamos parar de reclamar e procurar estudar, estão mais burros do que muitos de seus alunos.
"CORREGEDERO"

odeio ter que concordar com alencar mas nessa ele tem toda razão,meu deus!quanta perseguição aos professores ...


odeio ter que concordar com alencar mas nessa ele tem toda razão ...


Essa escretria de educação ta muito com asa grande ta na hora de corta as asa dela ja . viu alencar
Oi

Essa é boa! Todos reclamam quando não tem ninguém para agir. Ai chega uma pessoa que realmente quer fazer a diferença ai também reclamam! Hipócritas! Parabenizo a atual Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. Continue assim, pois tenho certeza quer até os que se dizem prejudicados concordam com sua conduta. Tem que dá a Cesar o que é de Cesar!
Eu

NOS VOMOS COMEÇAR da o troco este prefeito vai ser na eleiçao p deputados o coitado


ESTE PREFEITO VAI SER PIOR QUE O PAI ELE GOSTA DE PERCEGUIR QUE NAO VOTOU NELE,COITADO.NAO E ASSIM QUE O BONDE ANDA QUERIDO.
m pascoal

acorda Vereadores mostra que vocês são homem pelo menos uma vez na vida mostra pra população que você e homem, usa a caneta pelo menos uma vez na vida. ou sera que vai ser igual a junio do peti
amo itabela

Já que a secretária tá corrigindo as irregularidades, poderia aproveitar pra avaliar como uma pessoa que não tem magistério ou pedagogia dá aula no margarida Alves só porque é sobrinha de jó.corrija isso.pois é contra lei
Margarida alves

vocês tem a caneta na mão .vocês tem mais poder do que o prefeito e só saber usar. porque não usa .da uma caneta nele que vai ser igual a o pai .
amo itabela

MUITO BEM SECRETARIA, VOCE É CORAJOSA. TEM MUITA MARACUTAIA NESTA SECRETARIA, FAÇA A LIMPEZA. E BOTE ESSES PROFESSORES PARA TRABALHAR


Minha opiniao é que o enquadramento seja feita de forma correta e dentro da lei o que nao ocorreu. Sera que tds que foram enquadrados estavam dentro dos critérios sala de aula tempo de serviço e outros. Alguns sim outros nao .Agora é so cumprir os critérios da lei e enquadra outra vez quem tem direito.
Rita Mendes

Vc querendo ser certinha agora e firma e papelaria q tem e nunca virmos e fastasma ai agora q vim dar de boa samaritana para povo e o concurso de q tem de 20 horas de professora e nunca foi para sala de aula e ai.para ser correta tem q comprir seu papel para poder cobrar.certo secretária.A
Para a secretaria

O enquadramento foi ilegal, foi feito na calada da noite, no mandato de Junior Dapé.
Profssor

o prefeito é bom mas é ingenuo não sabe escolher equipe fato.vai acabar por eleger seus adversários na próxima .coitado kkk


Levem o 10 empurrando...
Professora

Prefeito cuidado par sua administração não ser igual a de seu pai, quem não houve conselho, Ouve coitado,kkk ueliton, jairinha são seu povo de frente kkkkk
Silvia

Mesmo não sendo ainda enquadrado ,dou total apoio aos colegas que foram prejudicados,isso é chamado de perseguição.Gostaria de parabenizar o vereador Alencar pela postura de apoiar a educação... parabéns Alencar....vc esta cada dia melhorando no meu conceito..
Professor que não foi contemplado com enquadramento

Acho que todos os profissionais precisam ser avaliados de maneira justa e transparente, coisa que não ficou demostrado nesse enquadramento, não que os profissionais não mereçam, mais isso precisa ser feito com clareza, transparência e acompanhamento do profissionalismo de cada educador...
Prof.

Mesmo não sendo ainda enquadrado ,dou total apoio aos colegas que foram prejudicados,isso é chamado de perseguição.Gostaria de parabenizar o vereador Alencar pela postura de apoiar a educação... parabéns Alencar....vc esta cada dia melhorando no meu conceito..
Professor que não foi contemplado com enquadramento

Lamentável o descaso com que esses gestores tratam a Educação e os Educadores.


Tem mais coisa para ser investigada. Parabéns Secretária.
AUZAIR BARBOSA

Engraçado hoje eu vejo essa sec querendo ser Coreta kkkkk nunca trabalhou cumprindo sua carga horária vcs não sabem mais tinha firma par vender par prefeitura... Eu vou procurar a justiça vou mostrar como se faz...
Revoltada

Pense repense o povo não suporta mais ser maltratado... O peso de Deus e maior...fica a dica
Prefeito

Engraçado hoje eu vejo essa sec querendo ser Coreta kkkkk nunca trabalhou cumprindo sua carga horária vcs não sabem mais tinha firma par vender par prefeitura... Eu vou procurar a justiça vou mostrar como se faz...
Revoltada

Obrigado Alencar pelo apoio!!
Odair