TCE-PI define que 60% da aplicação dos precatórios do Fundef será para professores

giro de noticias - 18/10/2017 - 08:18


A aplicação dos recursos dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) acontecerá de forma integral nos recursos da área da Educação, com a distribuição de 60% para os profissionais do magistério e 40% para outras despesas.

A informação foi divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que decidiu na manhã desta sexta-feira, 22 de setembro de 2017,  sobre a aplicação nos municípios piauienses.

“Acredito que o Tribunal de Contas não deve se ater a discussão de como deve ser aplicado esses 60%, se para os profissionais que estão atuando ou para os que trabalharam na época, pois essa questão deve ser decidida pelo Judiciário” ponderou o relator do processo, conselheiro substituto Alisson Araújo.

Em seu voto, o relator determinou a criação de duas contas vinculadas, uma para o depósito dos 60% que não deve ser movimentado até o pronunciamento judicial sobre a definição da aplicação desse recurso e outra para o depósito e movimentação dos 40%.

Também foi decidido que cada gestor deve apresentar um Plano de Aplicação de Recursos para os 40% restantes dos valores recebidos, e que os prefeitos comprovem a efetiva autorização legislativa para aplicação esses recursos. Em seu voto recomendou ainda que os gestores se abstivessem de pagar os honorários advocatícios com recursos oriundos do Fundef.

O conselheiro Kléber Eulálio discordou do relator sobre a subvinculação “Acredito que os recursos devem ser direcionados a Educação da forma como convier para cada Prefeitura, sem determinação de percentual para professor ou outros gastos”.

Os conselheiros Abelardo Vilanova, Kennedy Barros e o conselheiro substituto Delano Câmara acolheram o voto integral do relator, sendo aprovado pelo Plenário. A decisão proferida pelo TCE hoje servirá como referência para o julgamento dos processos individuais de cada município.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



ACONTECE QUE AQUI OS PROFESSORES RESPEITAM O PREFEITO E TENTAMOS DE TODAS AS FORMAS NEGOCIAR. NÓS RESPEITAMOS A COMUNIDADE NÃO PARAMOS UM DIA DE AULA, MESMO PORQUE A LEI NÃO NOS AMPARA NISSO. NOS UNIMOS AO LEGISLATIVO E NEGOCIAMOS COM O PREFEITO. EM MOMENTO ALFUM FOMOS PARA AS REDES SOCIAIS CHAMÁ-LO DE LADRÃO.. A PARTIR DO MOMENTO QUE EDUCADORES SE PRESTAM AO PAPEL DE DIZER QUE ALGUEM ESTÁ ROUBANDO OUTRO SEM TER COMO PROVAR, TUDO MUDA DE FIGURA. SE QUEREM GANHAR LUTEM MAS DE FORMA CORRETA.
ALGUEM