Em resposta a pergunta do reporte do Giro de Noticias em coletiva de imprensa neste domingo (12/12)se Rui Costa havia solicitado a ajuda do governo federal para socorrer às famílias atingidas pelas chuvas na Bahia: O Ministro diz que não.

Giro de Noticias - 13/12/2021 - 11:35


O Presidente Jair Messias Bolsonaro, acompanhado de Ministros, deputados estaduais e  federais, prefeitos e demais autoridades, concedeu uma coletiva de imprensa neste domingo dia 12/12, em Porto Seguro.

A coletiva aconteceu logo após o Presidente e sua comitiva sobrevoar as ares alagadas pelas fortes chuvas que atingiram o Sul e Extremo Sul da Bahia. Durante as perguntas, o reporte do Giro de Noticias indagou ao  Ministro da Cidadania,João Roma, se  o governo do estado Rui Costa havia solicitado a ajuda ao governo federal para socorrer as vítimas dos alagamento e se o governo teria negado.

O presidente pediu que o Ministro da  Cidadania que é da Bahia e o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho respondessem a pergunta. Roma respondeu que "não", mais que mesmo assim, o governo federal acionou as forças de segurança e enviou equipes para a região e ele mesmo e o Ministro Rogério Marinho, vieram para a Bahia para acompanhar a dar todo o apoio necessário.

Segundo o Ministro João Roma, este não é o momento de ideologia política, lado ou partido, este é o momento de se unir em prol as vitimas que foram atingidas pelas chuvas nos últimos dias. O Ministro também falou sobre os investimentos que o governo federal já autorizou e que pretende autorizar para a reconstrução destes municípios mais afetados.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, informou que desde o final de novembro, no início das chuvas, entrou em contato com a Defesa Civil da Bahia e de Minas Gerais. “Aqui na Bahia, já liberamos quase R$ 6 milhões e estabelecemos um centro de controle e acompanhamento de desastres em Itamaraju e outro em Minas Gerais”. Marinho disse que providências estão sendo tomadas, tanto no que se refere à questão da resposta imediata de curto e longo prazo.

Após sobrevoar municípios do sul da Bahia, afetados pelas fortes chuvas que vêm assolando a região, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre as ações que o governo federal está realizando para ajudar a população. “Estamos dando apoio da Polícia Rodoviária Federal, todos os nossos ministérios, Defesa Civil”, disse. Ele voltou a falar sobre a liberação, pela Caixa, de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em, no máximo, cinco dias, para pessoas desabrigadas das cidades em estado de calamidade reconhecido pelo governo federal. O anúncio já havia sido feito neste sábado (12) pelo presidente do banco, Pedro Guimarães.

Jair Bolsonaro salientou que o principal investimento que será efetuado, no momento, é emergencial e engloba a questão do FGTS, recuperação de estradas e pontes, resgate, reconstrução de casas destruídas, fornecimento de água e alimentos. “A presença nossa é um ato de solidariedade com o povo da Bahia”, manifestou.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



E precisa pedir ajuda? Não está óbvio que estamos precisando de ajuda? Precisa enviar cartinha, mandar mensagem no whatsapp? É tanta falta de noção! Se está vendo ajude! O dinheiro do governo federal é do povo, e o povo do extremo sul da Bahia também paga, precisa de ninguém pedir não, é obrigação!
Helio

Ato politiqueiro, ambos estão aproveitando a sofrimento alheio para fazer política. Mas vamos lá, kd os deputados da nossa região, o pq Acm que tem pretensão de governar a Bahia, deixa de política batata
Valdez