Mulher de 22 anos morre 21 dias após Parto Cesárea em Itabela e família cobra explicações do hospital. Queremos uma resposta.

Giro de Noticias - 29/06/2023 - 12:14


Uma mulher de 22 anos morreu 21 dias após dar à luz, em UM Parto Cesária no Hospital Municipal Frei Ricardo em Itabela, no sul da Bahia. O caso aconteceu na nesta quinta-feira (29/06) e a causa da morte ainda é investigada.

Aluani Silva dos Santos, morava na rua M, bairro Pereirão, em Itabela, foi internada no hospital no dia 8 de junho de 2023, para um parto cesariana no mesmo dia. A família conta, que ela não teve complicações durante a gestação e que o procedimento aconteceu sem nenhuma intercorrência. A bebê, nasceu saudável, apenas com um pequeno problema respiratório.

A jovem de 22 anos, Aluani Silva dos Santos é mãe de três filhos, um menino de 8 anos, uma menina de 2 anos e um Bebe de 21 dias. Segundo os familiares, a jovem deu entrada no Hospital Municipal Frei Ricardo, em Itabela, ano dia 08 /06/2023 para realizar um parto Cesário. Logo após o parto foi detectado que o bebê estava com problema respiratórias e foi levado para o hospital regional em Eunápolis aonde ficou internado por dois dias e meio e foi liberado.

A mãe também recebeu alta após dois dias internada e foi para sua casa com seu filho. Dias depois, ela voltou ao hospital sentido mal e foi constatado que ela estava com a pressão arterial elevada e foi medicada e liberada.

Durante os 21 dias, ela voltou outras vezes ao hospital com os mesmos sintomas e era medicada e liberada. Uma dessas vezes, ela foi atendida no dia 12 de junho pelo Médico e Diretor do Hospital, Dr. Júlio Cesar e ficou internada até o dia 16 quando foi liberada pelo Obstetra Antônio Edson, que o avaliou a achou que a paciente estava bem.   

A paciente havia sido inserida no Sistema de Regulação do Estado (SUREM) pelo Médico Dr. Júlio Cesar, para ser transferida para um hospital com maiores condições de realizar exames mais contundentes e descobrir as causas que estavam casando a variação da pressão arterial considerada anormal.  

Dr. Júlio contou, que após ter ficado internada a paciente voltou ao hospital pelo menos mais duas vez com a pressão alta. Ainda segundo a família, a paciente fez alguns exames, como 5 ultrassonografia, mas a família alega ter acesso apenas de duas.

Nesta quarta-feira 28/06, Aluani Silva dos Santos, sentiu mau e foi novamente levada para o Hospital Frei Ricardo, foi medicada pela medica Drª Ana e liberada. Na manhã desta quinta-feira 29/06, ela passou mal e desmaiou e foi levada as presas para o hospital, mas já chegou sem sinais vitais. A morte da paciente foi atestada pelo Médico e Diretor do Hospital Dr. Júlio Cesar

Para não ser registrada como causa da morte desconhecida, o médico Dr. Júlio Cesar, em contato com a família pediu que o corpo de, Aluani Silva dos Santos, fosse levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis para a realização de perecia para descobrir a casa da morte. O IML e o Instituto têm até 10 dias para encaminhar um laudo conclusivo, que deve esclarecer as causas da morte da paciente.

A reportagem teve acesso ao relatório de acompanhamento de pré-natal de gravidez da paciente e constatou que o pré-natal não detectou nenhuma irregularidade tanto materna como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

Na cartilha do pré-natal foi registrado que a paciente fez sua última consulta com a médica Drª Thaisa Covre Soassai, no dia no dia 8 de junho de 2023, mesmo dia em que ela passou pela cirurgia para retirada do bebê.

Uma pessoa ouvida pela reportagem conta que a tensão alta pós-parto pode ser sintoma de complicações muito séria para a saúde e vida da mãe. Um aumento significativo da pressão arterial pode ser perigoso (por exemplo, pode levar a acidente vascular cerebral), mas há pouca informação sobre como prevenir ou tratar a hipertensão pós-parto.

A reportagem indagou do Médico Dr. Júlio Cesar, com quem falou por telefone, se poderia dar um diagnóstico preliminar o que pode ter ocorrido com a paciente, mas ele preferiu não opinar antes do resultado pericial do IML.

A quem fala que pode ter sido uma pré-eclâmpsia, síndrome que ocorre unicamente na gravidez, está associada a risco mais elevado de complicações no pós-parto, pelo que a pressão do sangue da mãe será cuidadosamente monitorizada durante o período de internamento para ajuste ou início de tratamento farmacológico, se necessário.

No pós-parto, a maioria das mulheres regista um aumento da tensão arterial. A hipertensão é caracterizada por valores de pressão arterial persistentemente elevados, com pressão arterial máxima. Durante a gravidez e como consta na cartilha do pré-natal a paciente não apresentou nenhum sintoma de hipertensão durante gestação.

A família reclama o porque nestes 21 dias ela não foi levada para um hospital com maiores condições para os cuidados que ela precisava. Eles contaram que vão recorrer à justiça para que seja rigorosamente apurado o que houve e se ouve negligência por parte de alguém.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Muito triste perder uma pessoa conhecida.Trabalhei com ela na enseminação de Maracujá! Uma pessoa gostosa de lidar! Simpática...
Eliana Silva Sarafim

Lamentável! Que Deus abençoe esse bebê, e que ele te dê um bom lugar. &128148;
Moradora

Houve no mínimo negligência médica nesse caso, perdemos uma familiar que ainda deixou filhos órfãos por falta de responsabilidade de toda a equipe desse açougue, espero que haja justiça e até para não haver mais vítimas desses maus profissionais
Luciano primo

Ese hospital de itabela tá um caso sério tá bom do prefeito ver e iso aí pq dentro do hospital tem um monte de médicos e enfermeira despreparado para trabalhar que ao invés de ir fazer o seu trabalho com amo ao próximo tão lá tirando vida parecendo que os pacientes são cachorro o mais engraçado q eles antede no particular e er totalmente diferente a 5 meses atrás ganhei meu filho nesse hospital aonde eles quase mim matou pq não quiseram fazer uma sezariana eu já estava de 40 s e quase mori
Poliana

O ministério público tem que abrir uma CPI contra essa secretaria de saúde de Itabela. Como assim várias mulheres estão indo para o frei Ricardo da luz uma Vida e acaba perdendo a sua por falta de profissionalismo médicos é falta de salário seria esse o motivo, eu acho que não, infelizmente o o hospital de Itabela virou um açougue... não queremos praças queremos saúde de qualidade é um direito nosso.. cadê Nosso impostos... Tá na hora de Itabela ter uma maternidade pública Alô baraozinho
Itabelense indignado

A maioria das cesario ta tudo dando ruim ,pode chamar todas e analizar
Vania

dotor Antônio que fez bosta não e a primeira vez ainda deixa ele atua em Itabela. tirou um bom médico que tinha pra bota este bosta pra atuar
Saúde de bosta de Itabela

O médico matou a garota este médico não e primeira vezes que tem erro na mão do médico de bosta este lixo
Saúde de bosta de Itabela

A mais de 4 anos atrás eu quase morri aí, con resto de parto dentro de min , que se não fosse minha família tirar por conta própria do hospital , eu teria morta , esse hospital é um açougue, eu só quero aver até quando itabela vai ficar assim
Moradora

ITABEla não tem hospital e sim um açolgue lá dentro do hospital se ver prateleiras enferrujadas e lixo acumulado isso é lamentável , sem contar o atendimento lá é uma merda
Morador r

Deus te coloque num bom lugar menina dai de cima cuida do nosso pequeno. Obgd por te me dado meu primeiro filho agente nunca se falo direito mas eu nunca desegei isso pra vc.
Desculpa

nesse hospital a gestante chega pra da a luz quando vc já tem um parto tranquilo eles dão o toque e deixa voces lá morrendo alguns cirirgião comem na sala da cirurgia laquiei ai e vi como é eles comem na sala de cirurgia falta de etica da parte deles vai saber o que caem dentro do corte talvez seja um pedaço de maça ou outra coisa que infecçionol a moça prefeito olha mais pela saude pois a sua esposa nn passa por isso pois vcs tem convenio nois temos que passar por isso....
já passei por lá

Socorro Gente, Senhores vereadores, faz alguma coisa por nossa gente. É assustador a situação desse hospital Frei Ricardo. Desde a chegada o que se vê é um ambiente em situações precárias. As vezes os pacientes são tratados pior que animais, ficam por horas aguardando parabseeem atendidos e são altos medicados. O hospital está às traças e recursos tecnológico para os profissionais realizarem exames que ajudariam salvar vidas. A situação daquele lugar é Um descaso com os moradores de Itabela.
Hospital ou ruínas de Itabela

Lamentável.o tempo que esse prefeito.tá gastando em festas .pq não gasta na saúde.quantas crianças estão ficando sem suas mães pô causa de erro médico.e faltar de inregularidade.a saúde de Itabela tá um lixo e o prefeito não faz nada .não vejo melhoria nenhuma na saúde .o povo não precisa de calçamento de ruas não primeiro a saúde se sobra vc investir.saude em primeiro lugar. Mas Uma criança que fica sem sua mae lamentável o que está acontecendo em Itabela.
Edna

O povo ainda fica aí enganado achando que o prefeito tá fazendo um ótimo trabalho ele tá cuidando de praça calçamento, iluminação etc.. e a saúde deixando a desejar
Hhhbhh

Meus sentimentos a todos familiares &128532;&128420; Mais infelizmente essa família só vai ser mais uma que perde uma pessoa, vai procurar a justiça é nada vai ser feito ,como sempre , a situação de itabela só vem piorando( saúde), infelizmente vai ser só mais uma jovem com sua vida perdida , não tem condições a menina da entrada 21 dias , é simplesmente medicar e mandar embora! Apesar do hospital sempre fazer isso, Luciano vamos fazer algo , tamos precisando de melhorias neste hospital! Vai com Deus menin
Moradora de itabela

Esse hospital frei Ricardo e uma piada com a cara das pessoas . Fiquei 4 dias internada pra ter minha filha ,que já estava encaminhando pra 42 semanas eles disseram que não estava na hora .e eu não condições nenhuma de ter parto normal . O doutor Antônio obstetra sabia muito bem do meu caso e não me deu ,os papéis da cesárea Que só foi feita de última hora em Eunápolis Porque minha mãe tirou por conta própria. Não e o primeiro caso que acontece de mães morrerem por negligência desse hospital.
Carolina

O prefeito Luciano tá de parabéns pelo trabalho que tá fazendo em nossa cidade,mas a saúde é o mais importante infelizmente mais uma jovem morre..Deus conforte o coração dessa família.
Márcio

queria saber se a esposa do prefeito deu a luz a sua filha no hospital onde ele mesmo zela pelo bom atendimento e estrutura, para atender a população. pela foto q vir não, o Brasil vive um caos, por causa da propria população q se contenta com pouco. O prefeito não teve coragem de ter uma filha neste hospital mas a população pode. HIPOCRITA ISSO Q ELE É!!!!
curioso