O vereador Dílson de Paula Barreto, popularmente conhecido por “Sebinho” em seu discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Itabela, durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira, 22/05, foi enfático em sua decisão, manter a tradição dos festejos juninos com quadrilhas e cantores da cidade, em Montinho, Monte Pascoal e na sede da cidade, mas se posicionou contrário a contratação de atrações nacionais com valores autos.
A proposta, do vereador, tem como objetivo priorizar investimentos em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana, garantindo que o dinheiro público não seja utilizado para custear eventos festivos caros e investir o recurso que seria em festa cara nas contruções de redes pluviais em pontos de alagamentos da cidade.
Vale frisar que ele não é contra a realização de evento e nem proíbe a festa, ele quer o tradicional barracão de Monte Pascoal e de Montinho, quer o festival de quadrilha que já está na 5ª edição e os festejos das escolas.
Sebinho Também não é contra festa de grande porte com cantores nacionais, desde que os custos sejam totalmente arcados pela iniciativa privada. Dinheiro público neste momento tem que ser investido em prol das pessoas que estão sofrendo com alagamentos e total insegurança.
“Apesar de ser uma manifestação cultural legítima, não deve ser financiado com dinheiro dos impostos. A iniciativa privada pode assumir esse papel, permitindo que os recursos municipais sejam aplicados em áreas realmente essenciais para a população”, argumentou o vereador Sebinho.
As poucas chuvas que atingiram a região nos últimos dias, foi suficiente para deixar muitas famílias ilhadas no bairro da Bacia. Também ouve alagamentos no bairro Dapezão, Canpo Peladão e Bairro Bandeirantes. A rua duque de Caxias no Bairro Irmã Dulce e na rua Marta Fernandes no Bairro Ouro Verde também ficaram alagadas e continuam interditadas.
O vereador espera que com essa economia sem cantores caros, a cidade vai ficar movimentada do mesmo jeito e com os festejos juninos mais barato terá uma economia de mais de R$ 1,1 milhôes, suficiente para resolver a situação do bairro da bacia e na rua Espirito Santo no bairro Bandeirantes.
Outro vereador que se manifestou contrário aos gasto abusivos com festas caras foi o vereador Lucas Lemos. No mesmo seguimento de Sebinho, ele é a favor das festa juninas e contra cantores nacionais com presos autos e a favor que os recursos sejam investidos nas retiradas de alagamentos de ruas da cidade.