Guarda Civil Municipal de Itabela flagrado agredindo motociclista durante abordagem é afastado das ruas. A arma que ele usava também foi considerado uso irregular.

- 23/08/2025 - 12:00


Um Vídeo mostra a abordagem da Guarda Civil Municipal de Itabela a um jovem que foi agredido por um dos  agentes, identificado por Osvaldo Borges de Menezes Neto, que foi afastado de suas funções nas ruas e passa exercer trabalho administrativo até o final das apurações do processo administrativo.

O fato ocorreu na noite de quinta-feira, 21/08/2025, quando um motociclista, identificado por Gabriel, passou a ser perseguido pela guarnição após ter feito manobras ariscadas na praça da igreja Matriz no centro da cidade.

No vídeo é possível ver dois guardas municipais abordando o motociclista e o momento em que o agente "Neto" desse da viatura e vai para cima do jovem. Após perceber que estava sendo filmado, ele ainda vai de econtro com outro jovem que estava filmando e começa agredi-lo com palavras de baixo calão. O fato repercutiu rapidamente nas redes sociais e a noticia começou ser divulgada em vários meios de comunicação, o que levou o MP se manifestar e a própria ´prefeitura que rapidamente instaurou um processo administrativo para a apurar o caso. Como medida imediata o agente envolvido foi retirado das ruas até o fim da apuração em curso.  

Com isso, o agente começa a responder o processo administrativo pelo ato cometido com seu afastamento dos trabalhos de ruas. Além de ser acusado de agressão ele ainda foi flagrado portando uma arma de fogo sem a regulamentação local o que é considerada irregular, pois a legislação atual exige regulamentação municipal específica para o porte de armas pela Guarda Municipal, o que ainda está em tramite no municipío.

A legalidade do porte de arma de fogo por guardas municipais depende de regulamentação específica de cada município, mesmo que o STF tenha reconhecido o direito ao porte. Sem essa regulamentação, o porte não tem respaldo jurídico. 

Em nota a prefeitura através da Secretaria Municipal de Segurança Publica informa que a arma do guarda foi recolhida e passa fazer parte da apaurção. Informa ainda, que o agente foi afastado de suas atividades nas ruas, movidos para atividades administrativas, e que está em curso uma investigação interna "para analisar a conduta do agente e todo o contexto que levou ao desfecho da ocorrência.

Veja a Nota da Prefeitura de Itabela

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



esses fi da desgraça desses motoqueiros enquanto eles não matar um fi de papai com essas desviadas do quebra-molas as autoridades não vão fazer alguma coisa. A Guarda Municipal tinha que fazer uma blitz ali no hospital e pegar uns corno desses e meter o pau.


Quem não conhece ambrozini grau moço aí e da equipe ita grau só anda bagunça com a moto sem descarga empinando em vias públicas GCM tá certo mesmo!
Jacinto pinto atrás de min

Eu estava no acostamento do hospital e vi a imprudência do motoqueiro. O motoqueiro é aquele gordinho do açaí ali da esquina. O cara vinha numa biz com o celular na mão e invadiu a ciclovia e bateu de frente no ciclista que vinha certinho na faixa. EU ia lá e fazia ele pagar o conserto da bike....... Só quero ver quando o prefeito, as autoridades competentes vão tomar uma providência nessa CICLOVIA. EU VI A HORA DAQUELE CARA MATAR O CICLISTA.. E dando uma de estar certo
Fausto Ciclista

Se um moleque desse empina uma moto e bate num familiar seu e quebra uma perna ou um braço dele , qual seria sua reação pela irresponsabilidade de um querendo fazer graça?Avisa, avisa e não param, talvez no tapa concertam GCM só deu o que estava procurando
P/ o observador

Realmente de via fazer essa blitz mesmo, ontem eu estava no hospital quando de repente um FDP com uma biz desviou do quebra-mola e bateu de frente com um grupo de ciclista que vinha certo na ciclovia. Se fosse comigo eu teria dado umas porradas nele e ele ainda querendo tá certo.
P/ porrada pra dentro

Devia fiscalizar também essa ciclovia e pegar esses MOTOQUEIROS FDP que invadem a ciclovia desviando dos quebra-molas, agora até veículos também estão fazendo e meter o cassete nessa cambada...
CICLOVIA

Ué, e praça é local para se estar empinando moto? A GCM podia ficar alí em frente ao hospital e ao longo dessa ciclovia para poder pegar esse MOTOQUEIROS irresponsáveis que usam a ciclovia como meio para desviar dos quebra-molas e meter a porrada neles.
Porrada pra dentro

Itabela é um município pequeno para ter guardas municipais teriam que ter pelo menos 100 mil habitantes para ter guardas na cidade e ainda colocam pessoas despreparadas para exercer a função principalmente colocando um cara igual esse Neto que ninguém gosta desse cara totalmente despreparados ....
Reflexão

esses guardas sao despreparados a qualquer hora eles vao achar o queles caça .eles dao dando sorte que mexe so com gente do bem .foi s dois que agridiu o rapaz
gente

Itabela tá uma zona. A GCM tá certa. Tem que quebrar essa galera do grau na porrada. Esses entregadores de lanche e esse pessoal do grau só faz besteira. Bala de borracha neles.
Seu Madruga

Observo que a materia conta a história, os guardas contam outra e o que se vê nos vídeos são pessoas totalmente despreparadas para o serviço. O moleque é menor de idade e infrator, caberia acionar junto o conselho tutelar e buscar cobrar dos seus responsáveis. Outro fato é passarem a mão na cabeça desse GCM Neto, totalmente desequilibrado, usando arma de fogo, que tipo de pessoa é essa, se não tomarem cuidado terão que lidar com consequências piores. Vai fazer isso em outros bairros e aguarde.
Observador

Temos que ter mais polícias na cidade e distritos, pois os guardas que fazer papel de policiai, deixa a polícia agir.. guarda não é polícia.
Itabelence

Tem que se os dois nao foi um nao sao dois esse meda
Ciganno souza

Nesse caso o guarda está totalmente na razão si quiser da grau o manobra arriscada procura um lugar próprio quem filmo deu foi sorte que não tômo umas porrada
Douto

Porra,Cleiuson


Já que o município ainda que solicitado, não tem autorização para o agente portar uma arma,isso configura crime, pós porta arma de fogo sem autorização é crime e ainda não mão de uma pessoa que parece que não tem o preparo, a prefeitura tem que responder também por isso, porque ela que cedeu a arma para o agente, ter solicitado a autorização não dar o direito da prefeitura sair distribuindo arma deliberadamente,tem que esperar chegar a autorização e ainda os agentes tem que fazer curso e exames
Cidadao

Os caras tá mandando em Itabela , não e guardinha não e lampião , nome deles ai
Itabela

Tem que acabar com essa GCM nem um vale nada todos são da mesma laia trata o trabalhador como se fosse bandido, tomara que os bandidos pega eles e faz de peneira
Itabela

O mal dele foi agredir ,inda usar arma , pegou na arma mesmo na cinta e conciderado ameaças, ele parecia está drogado, tem q tem muito quidado saber qem pode exercer esse tipo de trabalho, tem ums drogados air ater na política, q agem com violência.
Cidadão

Totalmente errada oque os guardinhas fez com esse cara ..eles estão abordando até crianças de 12 anos só porque está de bicicleta brincando nas praças , mostrando as armas .. Não vejo proteção. Com esses guardas nas ruas ... Acorda Itabela esses caras estao despreparado pode acontecer mais merdas com esses caras de arma na mão sem preparo
Itabela