No domingo (11/05), aconteceu a 3ª Cavalgada da Fé em celebração a Nossa Senhora De Fatima. O evento, que já é tradicional durante a Festa da Padroeira, teve um recorde de público e participantes.
Participaram mais de 250 cavalos e seus respectivos cavaleiros e amazonas, além de cerca de 150 carros e muitas pessoas que acompanharam o trajeto percorrido da fazenda do Reinaldo Leite até a paroquia, no centro do distrito.
Foram 7 quilômetros cavalgados, iniciando No Sitio Mirabela, na Estrada do Pindoba, até a Paroquia, totalizando uma hora meia.
Durante o caminho, um carro de som esteve à frente, com o Padre Frei Dílson e o locutor animando a Cavalgada e levando a imagem e dando a benção para quem estava presente.
Para que a cavalgada acontecesse, foi necessário muito empenho e um preparo antecipado. De acordo com os coordenadores do evento, Rogerio Leite, Neia, Uberlan, entre outros, os moradores rurais, vieram de todas as partes do município e de municípios vizinhos com a intenção de homenagear a Padroeira por meio da cavalgada.
“Temos que preparar o cavalo, preparar os materiais que serão usados, cuidar muito bem do animal para que ele não se estresse em meio a tantos outros cavalos, porque, além de tudo, precisamos minimizar os riscos de acidentes”, disse Uberlan.
Alencar que foi o locutor do evento, destacou que, neste ano, houve uma adesão muito grande à cavalgada. “Como no ano passado tivemos a cavalgada e já era grande, neste ano percebemos muito desejo dos vaqueiros e amazonas de se fazer presente ao evento. Vieram participar integrantes de Barra Velha e Caraiva, em Porto Seguro, Itamaraju, Itabela, Montinho, Guaratinga, Eunápolis, Itagimirim e outras cidades da região”, comentou.
Segundo Alencar, outra observação da 3ª Cavalgada da Fé este ano de 2025, foi a participação bem maior de meninos e mulheres e muitos visitantes. “Neste ano, podemos dizer que não foi só um encontro local, mas um encontro da região. Para o ano que vem, queremos que mais cavaleiros participem e façam esse gesto de fé e homenagem tão linda à Padroeira Nossa Senhora de Fatima”, afirmou.
O Frei da Paroquia, Dílson Santiago, destacou que a Cavalgada da Fé já se consolidou, “a cada ano vem aumentando o número de participantes, trata-se, do resgate da cultura nordestina e com grande representatividade ao homem do campo “A Cavalgada já se consolida como uma marca cultural da nossa cidade, sem dúvidas é o resgate da Cultura Nordestina que é tão rica e bonita. Gostaria de agradecer toda a população que novamente veio prestigiar e a equipe organizadora e todos que de alguma fora contribuíram para essa grande festa,” disse frei Dílson.
O evento teve um saboroso almoço, bingo de quatro prêmios e foi encerrado com Shows ao vivo. A festa terminou sem nenhum registro de incidente. A próxima cavalgada da Fé já é esperada por todos no próximo ano.