Uma baleia-jubarte foi achada morta boiando próximo à costa na praia de Itapororoca, perto de Trancoso. O animal foi visto por um grupo que realizava um passeio de lancha pelo local, nesta terça-feira (22707).
Segundo informações veiculadas pelo portal Porto Seguro Notícias, técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente foram comunicados para que pudessem dar início às atividades focadas na investigação da causa da morte do animal.
A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) junto com o Instituto Baleia Jubarte, acompanha o deslocamento e o encalhe do animal.
O órgão deve coletar amostras biológicas e realizar perícias. Essa atividade é necessária para descobrir se a morte da baleia é por fatores naturais, doenças ou impactos com embarcações.
As baleias-jubarte saem da Antártida para a costa brasileira nos meses entre junho e novembro. Elas buscam águas mais quentes para realizar a reprodução e a amamentação dos filhotes.
Nesta época, é normal perceber as baleias durante estes passeios por Porto Seguro e os centros de pesquisa com ambientalistas aguardam a chegada para fazer pesquisas focadas na preservação desta espécie.