Promotoria obtém liminar para garantir a transferência urgente de paciente idoso com ferida grave na perna. Ele está no SUREM e aguarda a dias pela transferência no Hospital de Itabela.

Giro de Noticias - 10/09/2025 - 08:27


A Justiça determinou a transferência imediata do idoso, Genildo Moreira Feraz, paciente em estado grave com infecção aguda em uma das pernas, para um hospital com suporte médico adequado. A decisão proferida nesta terça-feira, 09/09, atende a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do promotor de Justiça, Igor Saulo Ferreira Rocha Assunção, contra o Estado da Bahia e o Município de Itabela.

O idoso está internado no Hospital Municipal Frei Ricardo, em Itabela, há mais de uma semana, mas a unidade não possui os recursos necessários para tratar a sua condição crítica. Na ação o MPBA argumenta que a demora na transferência do paciente coloca em risco a sua vida.

Na decisão liminar, a juíza titular da Comarca de Itabela Dra. Tereza Júlia do Nascimento, determina que o Estado da Bahia providencie a transferência do idoso para um hospital com leito e equipamentos adequados para o tratamento da infecção aguda do paciente no prazo máximo de 24 horas.

O Município de Itabela também foi obrigado a prestar todo o auxílio necessário para garantir a vaga para o paciente no sistema estadual de regulação, bem como auxiliar em eventuais transferências.

Na decisão a juíza terminou uma multa diária de R$ 10 mil reais em caso de descumprimento, limitada inicialmente de R$ 100 mil reais. Foi notificada imediatamente a Central de Regulação do Estado e O Hospital Frei Ricardo de Itabela.

O caso do idoso ilustra a grave carência de estrutura médica especializada no interior da Bahia. A infecção que tomou toda parte baixa da perna do idoso que possivelmente será amputada exige tratamento imediato e especializado. A falta de leitos e equipamentos adequados nos hospitais municipais e a falta de vaga em hospitais estaduais coloca em risco a vida de muitos pacientes.

O Ministério Público do Estado da Bahia tem atuado na defesa da saúde pública e na garantia do acesso à saúde de qualidade para todos os cidadãos. A ação civil pública movida em favor do idoso é um exemplo do compromisso do MPBA com a defesa dos direitos da população.

Veja a Decisão

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Falando de saude tem de se investigar o fato dos médicos das unidades não passarem os exames mais complexos fazendo apaliativos ou passando medicamentos para os pacientes, alegando as vezes que é uma orientação do município não encaminhar nem passar os exames de maior custo. E quando passam as pessoas que não conseguem fazer particular ficam meses esperando . É averiguar os exames passados para pessoas que necessitam de exames mais completos e caros e atendimentos de profissionais mais caros.
Isso está acontecendo na saúde de itabela?

Giro faz uma reportagem sobre os condutores que trafegam acima da velocidade nas vias que passam ao lado só hospital. Também tem os motoristas imprudentes envadindoba ciclovia em alta velocidade para não passar nos quebra molas passando pela contra mão. Faz una reportagem para isso chegar até as autoridades e evitarmos tragédias.
Trânsito com imprudência em Itabela

Parabéns p/ o Dr° Igor e a Drª Tereza Só assim com a interferências das autoridades, no caso aqui, os dois magistrados, para que haja uma transferência. Mas porque será que quando o MP determina, logo eles(hospital) arrumam uma vaga? Porque não arrumam essa vaga logo?
Parabéns

Até que fim ...tanto sofrimento desse coitado nesse hospital ..&128532;
May