Na manhã desta quarta-feira, 31 de julho de 2025, foi deflagrada a Operação Olet, com o cumprimento de três mandados de busca e apreensão domiciliar no município de Guaratinga/BA, voltados à investigação de crimes relacionados à lavagem de capitais praticada por organizações criminosas com atuação no sul do estado da Bahia.
A ação teve como alvo indivíduos ligados à uma organização criminosa, e contou com atuação integrada da Polícia Civil da Bahia, da Polícia Militar da Bahia e do Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos aparelhos telefônicos, comprovantes de transações bancárias e outros elementos de interesse probatório, que serão agora submetidos a perícia técnica e análise pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil. A operação representa um passo relevante para o rastreamento do fluxo financeiro das facções criminosas, especialmente no tocante ao uso de contas bancárias de terceiros como "contas de passagem" para dissimular a origem ilícita de recursos.
A operação contou com a participação de equipes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (23ª COORPIN), por meio do CATTI–Descobrimento, da Primeira Delegacia Territorial de Eunápolis, da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (7ª CIPM) e do GAECO/MPBA.
As investigações indicam que a principal investigada, além de possuir vínculos com um dos líderes foragidos da facção, seria responsável pelo suporte financeiro do grupo, movimentando valores de origem criminosa em suas contas.
A operação também se baseou em dados de inteligência e diligências anteriores que apontavam movimentações suspeitas e envolvimento da investigada em ocorrências anteriores relacionadas ao tráfico de drogas.
A Operação Olet reforça o compromisso das forças de segurança pública com o enfrentamento articulado à criminalidade organizada, desarticulando estruturas logísticas e financeiras das facções que atuam na região.
Os materiais apreendidos já foram apresentados à Delegacia Territorial de Eunápolis e as investigações seguem em curso.
Fonte: Polícia Civil da Bahia