Uma equipe sanitária encontrou e destruiu 100 kg de carne com lesões compatíveis com a tuberculose bovina — zoonose grave que pode ser transmitida ao ser humano por meio do consumo de alimento contaminado — na cidade de Ibicaraí, no sul do estado. Segundo informações da Agência de Defesa da Agropecuária da Bahia (Adab), o material foi encontrado após uma denúncia.
O caso aconteceu na última sexta-feira (20), em uma área pública disponibilizada pela prefeitura para açougueiros da cidade. A ação foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária do município.
Segundo Lorena Silva, médica veterinária oficial da Adab e integrante da equipe sanitária do litoral sul da Bahia, a carne estava disponível para ser comercializada. "Ela não estava exposta ainda, ela seria comercializada no outro dia (sábado), que é um dia típico de feira lá no município", detalhou ao G1.
O dono da carne não foi encontrado no local, por isso a ação foi direcionada ao responsável por fazer a manutenção logística e de higiene do espaço. Um termo de apreensão e outro de inutilização foram gerados para que o material fosse destruído. Lorena Silva explicou que este é o procedimento padrão da Adab ao encontrar material oriundo de abate clandestino.
"Caso o dono tivesse sido encontrado, ele seria conduzido até a delegacia, porque isso se configura um crime de saúde pública. Como ele não foi encontrado, nós pegamos apenas a assinatura para os termos, pois tem que ter, do responsável que estava por essa câmara fria ali no momento", explicou.
Ainda segundo a Adab, o dono do material contaminado só poderia ser conduzido à delegacia em flagrante. Porém, em caso de reincidência, ele pode ser levado à polícia.
Ainda segundo Lorena Silva, a tuberculose bovina é uma zoonose grave, que pode levar humanos a casos graves de doenças respiratórias. Trata-e de uma doença de origem bacteriana e pode ser transmitida pelo ar ou por meio da ingestão de carne contaminada.
"A ingestão dessa carne, principalmente para grupos de risco, pode acabar infectando o ser humano com a mesma doença que tinha no animal, no caso a tuberculose. [Isso pode ocasionar] Vários sintomas complicados, como febre, emagrecimento do abdominal, diarreia, fraqueza, problemas respiratórios e — a depender do grau de infecção da pessoa e até mesmo do público-alvo atingido — pode levar até a óbito", enfatiza a médica veterinária.
Por G1