
Um homem foragido da Justiça do Estado de São Paulo desde outubro de 2022 foi preso na tarde deste sábado (data não informada) no município de Itabela, no sul da Bahia. A prisão foi realizada por policiais militares na Rua Nossa Senhora d’Ajuda, no bairro Centro da cidade.
O foragido foi identificado como Itamar Ribeiro da Silva, de 39 anos, condenado pelo crime de moeda falsa. Segundo informações da Polícia Militar, ele estava escondido em Itabela e teve o mandado de recaptura cumprido durante a abordagem.
Após a prisão, Itamar Ribeiro da Silva foi conduzido pela Polícia Militar à Delegacia Territorial de Eunápolis, onde passou pelos procedimentos legais de praxe.
De acordo com o mandado expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Execuções Criminais – 4ª RAJ de Campinas, o sentenciado teve o regime semiaberto suspenso cautelarmente, em razão de evasão do local da última prisão, sendo determinada sua recaptura em regime fechado.
O mandado de prisão é referente ao processo nº 0009069-44.2019.8.26.0502, com base nos artigos 66, inciso VI, da Lei de Execução Penal, e 312 do Código de Processo Penal. O documento também cita a tipificação penal prevista no artigo 289, §1º, do Código Penal, além do artigo 33 da Lei nº 11.343/2006.
Após o cumprimento do mandado, a autoridade policial deverá comunicar imediatamente a prisão ao juízo expedidor e às autoridades judiciais competentes, conforme determina a legislação vigente.
O mandado foi expedido em 25 de outubro de 2022, na cidade de Campinas (SP).