
Uma criança de apenas um mês de vida foi encontrada sozinha na manhã do último domingo (15), nas proximidades da Praça da Piedade, no Circuito Osmar (Campo Grande), em Salvador. Os pais do bebê foram presos em flagrante após receberem atendimento médico.
De acordo com testemunhas, a criança foi deixada no local depois de uma briga entre os genitores, um casal em situação de rua. Segundo a Defensoria Pública do Estado da Bahia, durante a discussão os dois se agrediram e sofreram ferimentos, sendo encaminhados ao hospital. Nesse período, o bebê acabou ficando sozinho.
Após receberem alta médica, os pais foram presos em flagrante. A criança foi acolhida pela Defensoria e, na segunda-feira (16), levada a uma unidade de saúde para realização de exames clínicos.
Em nota, o órgão informou que a medida teve caráter preventivo, com o objetivo de garantir que não houvesse intercorrências de saúde em razão da exposição prolongada do bebê em ambiente de grande aglomeração.
Ainda conforme a Defensoria, os pais são assistidos pelo Núcleo de Defesa da População em Situação de Rua, que já acompanhava a situação de vulnerabilidade social da família.
Após avaliação das condições físicas, emocionais e sociais, a mãe teve o alvará de soltura cumprido. No entanto, a Defensoria destacou que medidas judiciais e extrajudiciais seguem em andamento. O retorno da criança ao convívio familiar só deverá ocorrer se houver condições seguras e acompanhamento adequado.
“A prioridade, neste momento, é garantir que o bebê permaneça em ambiente seguro, com acompanhamento técnico, enquanto é avaliada a possibilidade de reestruturação familiar”, afirmou a defensora pública Carmem Novaes.