Itabela celebra 35 anos de emancipação politica nesta sexta-feira (14/06).

Giro de Noticias - 13/06/2024 - 12:57


Distante seiscentos quilômetros da Capital, Itabela completa 35 anos de emancipação política-administrativa nesta sexta-feira (14/06). Criado em 1989 o município de Itabela tem papel importante na agricultura do estado. De solo fértil, começou a se desenvolver a partir do cultivo de café, mamão, maracujá e pecuária.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município possui hoje uma população estimada de 28.500 pessoas. Apesar de ser considerado um município de pouca idade, o município se consolida como polo de desenvolvimento agrícola no extremo sul do Estado.

A cidade foi criadoa pela Lei Estadual nº 5000 publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia em 14 de junho de 1989, o então Distrito de Itabela foi desmembrado de Porto Seguro e se tornou um município forte na história econômica, com a produção agrícola e pecuária, sua verdadeira vocação e sustentáculo econômico e social.

Mesmo o município com muitas demandas, há muito o que se comemorar com intensidade e o valor da sua gente trabalhadora, determinada, que jamais perdeu e não há de perder a esperança de dias melhores, para a atual e para as futuras gerações.

O munícipio de Itabela teve sua primeira eleição em 1989 e elegeu Ivo Manzoli como o primeiro prefeito e Lino Covre como vice-prefeito. O mandato foi de três anos.  Depois outros homens públicos também deram sua parcela de contribuição na vida política e administrativa da cidade e do município.

Para comemorara o aniversário de 35 anos de emancipação política, um grupo de vaqueiros estão organizando uma grade cavalgada que irá acontecer no sábado dia 15 de junho.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Parabéns minha cidade, mas tá na hora de abrir os olhos, não votem em que já foi e não fez nada, vote em quem tá dando certo atualmente, fazendo as ruas, entrada e não quem só enriqueceu com o seu suor
Jacinto Leite do Pinto Rosa