Famílias de Itabela (BA) revivem pesadelo dos alagamentos. Os bairros irmã Dulce, bacia, Dapezão e Bandeirantes, foram os mais atingidos.

Giro de Noticias - 22/11/2024 - 22:12


Um ano depois de serem atingidas pelas fortes chuvas, as famílias dos bairros Irmã Dulce, Bacia, Bandeirantes, Dapezão, entre outros, em Itabela (BA), estão revivendo o mesmo drama, com as ruas e casa alagadas devido ao aumento do nível da água provocado pelas chuvas.

Desde as fortes chuvas de 2021 e 2022, quando as águas das chuvas desabrigaram famílias, quase nada foi feito para evitar que novos alagamentos acontecessem nestes bairros. Ouve na época promessas de resolver a rede de escoamento de água no bairro da bacia e outros, mas como pode ver os problemas continuam ainda pior.

Os moradores que moram ao entorno do campo peladão, na Bacia, na rua David Manzoli, rua do Queimado, rua Espirito Santo e Marechal Rondon, tiveram casas e quitais alagados. Em contato com a reportagem do giro de notícias, uma moradora gravou um vídeo com sua casa toda alagada.

Ainda no bairro da bacia foi possível ver uma familiar deixando sua casa e indo embora. Ainda é possível ver crianças tomando banho nas ruas alagadas do bairro.

Outra moradora fala que o risco é constante. “A falta de resposta do poder público sobre nossa situação é muito preocupante e nos deixa em pânico e com muita ansiedade. Há anos estamos esperando um retorno da Prefeitura sobre a nossa situação aqui do bairro da baia e nada. Fizeram promessas de resolver e nada. A sensação é que somos esquecidos”, relata.

“Daqui a um ano, as famílias que perderam seus bens podem entrar em estado de alerta novamente por conta da irresponsabilidade da prefeitura. Precisamos que o município seja responsabilizado, que seja obrigado a investir em políticas habitacionais e também atue na prevenção de desastres ambientais que estão se intensificando”, complementa um morador revoltado.

A reportagem ainda não tem o número exato de desabrigados e os prejuízos causados pelas chuvas que atingiram o município de Itabela na tarde desta sexta-feira (22/11/2024.

Muitas famílias em vários bairros da cidade contam que após os calçamentos em ruas feitos pela prefeitura e sem as devidas saída de água, aumentaram os pontos de alagamentos e aumentou também o volume de água em locais que já alagavam.

Na rua Espirito Santo, entre os bairros Bandeirante com Ubirajara Brito, o alagamento existem em um trecho da rua há muitos anos, mas depois das pavimentações das ruas segundo um morador, o volume de água aumentou.

O que se observa que além de não realizar as saídas de água nas ruas que estão sendo pavimentadas, está completando 8 anos que a prefeitura não constrói uma moradia. Muitas famílias que moram nessas áreas de rico não tem para aonde ir e são obrigadas a conviver com essa situação.

A reportagem do giro de notícias deixa espaço aberto para que a Secretária de Ação Social informe quais são as medidas que estão sendo tomadas para acolher as famílias que tiveram suas casas alagadas.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Realmente,deu tempo suficiente pra resolver esse problema prefeito, um ano se passou e nada foi feito tenha misericórdia desse povo Ricardo agi está em suas mãos por favor mostre p o povo que VC tem competência pra isso estamos tê aguardando,


Você q vendeu seu voto, você msm fik caladinho engoli o choro e chupe esse limão. Com essa engenhoca de asfalto cem uma rede de dreno só na kbeça de quem fez esse projeto que ia dá certo. Sabe o mais interessante é que todo mês você (EU) eleitor paga uma taxa de algo que não existe. rsrs taxa de esgoto é uma pika Embasa e prefeitura. O povo paga tanto imposto pra depois eles gasta dinheiro fazendo esses serviços de 5° CT . As questões dos bairros nem vou comenta.
Itabelensse da gema

Tão reclamando de que pois teve a oportunidade de muda a cidade mais o polvo escolheu mais uma vez esse lixo de prefeito
Zé povinho

Cabeçote de ovo não está nem aí, ele roubou até o último centavos e aí está o resultado.
Cabeça de nós todos

Faz o coração &128153;&128153;&128153;&128153;&128153;&128153;&128153;&128153;que os alagamentos passa
Itabela

ENGRAÇADO QUE SEMPRE QUEREM CULPAR O PREFEITO, MAS ESSA SITUAÇÃO ACONTECE A ANOS E MAIS ANOS. MANDANTOS ANTERIORES NUNCA FIZERAM NADA, PRA PIORAR TUDO LUCIANO TAMBEM NÃO FEZ. DA PROXIMA, PAREM DE INVADIR CERTOS LUGARES QUE IRAO PREJUDICAR NO FUTURO. BACIA FOI UMA INVASÃO E OLHA O QUE TA ACONTECEU. SEUS VERMES POBRES
MORADOR CANSADO

Passou anos, entrou prefeito e saiu prefeito, entrou vereador e saiu vereador, inclusive né? E nada se fez. Porque não fez alguma coisa durante...?
Sujiro Thekomer

NÃO FALE DO MEU PREFEITO NEM DO SEU CUNHADO RICARDINHO NÃO TEM CULPA DE CHOVER. AFINAL ESGOTO SANEAMENTO É OBRAS QUE FICA DEBAIXO DO CHÃO E NÃO DA VOLTO AFINAL A MORAL E FAZER PRAÇAS E CALÇAR RUAS SEM SANEAMENTO E SEM ESGOTO AFINAL VAMOS MAQUIA A CIDADE E GANHAR VOTO E ELEGER O MEU CUNHADO RICARDINHO E FICAR DE BOA E O POVO QUE SE LASQUE DEBAIXO DE ÁGUA E ALAGAMENTO AFINAL ELEGI MEU CUNHADO RICARDINHO E É O QUE IMPORTA AFINAL É O QUE O POVO GOSTA TANTO QUE ME DERAM MAS UMA VITÓRIA CAI CHUVA
NÃO FALE DO MEU PREFEITO NEM DO SEU CUNHADO RICARDINHO NÃO TEM CULPA DE CHOVER.

Eu quero é que cai umas 4hora di xhuva kkkk teve a chanci do mundansa e n quiz, esses bairrus tein q alagar msm kkkk, 8 anos no mesmu guverno embaixu di agua, podi nem reclamar de nda, tem qui ficar debaixu dia água msm kkk
55 neles

Triste essa situação
Seukuh Miadora

Minha casa alagou, e eu não tenho pra onde ir. Alguém pode me abrigar na sua casa por uns dias até a água abaixar ? Eu ajudo nos afazeres domésticos. Eu lavo, passo, só não cozinho.
Fê Zanal

Vergonha pra nossa cidade. Mas continuem votando no atual gestor que passa. É daí pra pior. Vamos ter 4 anos de seca e fome igual teve 7 anos de seca e fome no Egito.
Jalam Bipal

Minha casa alagou tanto, que agora está infestada de sapos.
Iza Dora Pinto Rosa

Itabela tinha a chance de dar a resposta nas urnas, e mostrar que dinheiro não é o mais importante em uma eleição. Mas a população não entendeu assim. Preferiu que o dinheiro falasse mais alto, e aderiram ao PROJETO PESSOAL do atual gestor. Então que arquem com as consequências das suas escolhas.
H Romeu Pinto

Faz o L de Luciano Francisqueto
Deyde Costa

Engraçado né há um mês atrás os problemas das cidades tinham sumido. todo mundo tava em festa nas passeatas agora nas primeiras chuvas os problemas apareceram... Me lembro muito bem o ano passado foi desse jeito choveu a bacia alagou nego perdeu móveis aí apareceu um e outro conseguiram os colchões umas camas , fizeram a mídia deles,enrolaram o povo mas o problema não resolveu agora vocês não tem do que reclamar...
A festa acabou

Entrar anos ensaiando os a mesma situação