Conferência da Assistência Social de Porto Seguro: Encontro discute melhoria do atendimento a pessoas em condições de vulnerabilidade

Giro de Noticias - 05/07/2025 - 08:55


A avaliação da política de Assistência Social e definição das diretrizes para gestão e financiamento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social) estão entre os objetivos da XI Conferência Municipal da Assistência Social, realizada nos dias 03 e 04 de julho, no auditório do IFBA. Técnicos da Prefeitura de Porto Seguro, além de autoridades e lideranças ligadas ao setor participaram do evento, aberto oficialmente com a apresentação do coral Sol de Julho, formado por alunos do IFBA.

Representando o prefeito Jânio Natal, o vice, Paulo Onishi lembrou que a Assistência Social é uma pasta sensível, que atende às necessidades das pessoas em condições de vulnerabilidade social. “Entre as bandeiras que o prefeito mais cobra estão as demandas da Saúde e Assistência Social. Hoje não contamos com o apoio dos governos estadual e federal, mesmo assim, a gestão não mede esforços para avançar cada vez mais e entregar os programas e serviços que a população merece”, salientou.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Washington Borges, a pasta está passando por um processo de reconstrução, que inclui a ampliação do atendimento a quem mais precisa e a melhoria dos salários dos trabalhados no SUAS. Ele citou serviços fundamentais oferecidos à população, como os centros de convivência, nos distritos e povoados, fornecimento de cestas básicas, auxílio natalidade e o centro Pop, que acolhe moradores em situação de rua.

O secretário da Casa Civil lembrou as dificuldades para atender as demandas de um município, como Porto Seguro, que cresce a passos largos. Segundo ele, o prefeito Jânio Natal tem trabalhado no sentido de continuar trazendo verbas para enfrentar as dificuldades. Ele citou uma reestruturação administrativa, beneficiando não apenas os servidores do SUAS, além de outros projetos que serão implantados no município. “Todos vocês serão recompensados e ficarão orgulhosos de viver em Porto Seguro”.

Como beneficiado pela Assistência Social no município, o líder do Centro Pop, Vivaldo Jesus de Souza levou o seu testemunho. “Eu fui acolhido e hoje sou outra pessoa. Agora quero ajudar minha família e meu povo. Hoje eu sou livre e agradecido”, assinalou. Fizeram ainda parte da mesa o secretário de Saúde, Renato Antunes, a vereadora Lívia Bittencourt, representando o poder Legislativo; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e coordenadora da Atenção Básica, Cristiana Carvalho; a coordenadora do CREAS, Daiane Carvalho e a palestrante e a bacharela em Direito e Administração Pública, Mariana Ferreira.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/